Geral

Enem: gabaritos saem na quarta e resultado final no dia 19 de janeiro

Anúncio foi feito neste domingo em coletiva de imprensa após o término do exame. Neste final de semana, mais de 8 milhões de candidatos fizeram o exame em todo o país

Ministro da Educação, Mendonça Filho, participou de coletiva de imprensa após as provas deste domingo Foto: Agência Brasil

Os estudantes terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 19 de janeiro. No resultado, poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas realizadas neste final de semana: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. 

Também terão acesso à nota da redação, cuja tema foi a intolerância religiosa no Brasil. O gabarito será divulgado na quarta-feira (9), de manhã, no portal do Inep. O anúncio foi feito neste domingo (6) em coletiva de imprensa após o término do exame.

O Inep divulgou ainda que o exame contou com a participação de 5.848.619 dos 8.356.215 inscritos habilitados a fazer a prova neste fim de semana. “O Enem foi um sucesso. Mais de 97% dos inscritos terem condições de fazer o exame é um número que fala por si só. O sucesso do Enem demonstra o esforço do Governo com a segurança do Enem, garantindo aos participantes um processo de qualidade e com isonomia”, avaliou o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, ressalta a aceitação da prova pela comunidade acadêmica, principalmente em relação ao tema da redação: Os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. “O Enem 2016 foi um sucesso. Garantimos equidade a todos os participantes e estamos cuidando, igualmente, para que as mesmas condições de realização se repitam na etapa de 3 e 4 de dezembro”, afirmou.

Segurança 

De acordo com o Inep, as operações da Polícia Federal, Jogo Limpo e Embuste, realizadas com auxílio do Ministério Público Federal e do próprio Inep, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que tentava repassar as respostas das questões do Enem por meio de uma central telefônica via celular, não afetam o resultado do exame. Pelo contrário, reforçam a preocupação do MEC e do Inep em garantir a segurança. 

Nesta edição foram incluídos dois novos procedimentos: a coleta de dado biométrico e o uso de detector de metais em todos os participantes, na entrada e na saída dos banheiros, que até então era amostral.

Abstenção

Neste final de semana, mais de 8 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. A abstenção total foi de 30,01%, sendo menor no Piauí (22,71%) e na Paraíba (23,54%), e maior no Amazonas (37%) e no Mato Grosso do Sul (34,64%). Para o cálculo, o Inep excluiu os participantes que devem fazer as provas em dezembro.

Um total de 768 participantes foi eliminado, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais, entre outros. O detector de metais foi responsável por 120 eliminações e a recusa da coleta do dado biométrico, por 7.

Não foi registrado nenhum incidente grave de logística. Outras ocorrências (28) foram emergências médicas ou interrupção temporária de energia elétrica.

As notas do Enem podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.