Geral

Enem: número de ausentes no segundo dia de prova cresce 4,2% no ES

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 29.864 estudantes deixaram de comparecer nos locais de prova no domingo

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 29.864 estudantes deixaram de comparecer aos locais de prova no domingo (10). O percentual de alunos ausentes aumentou em 4.2% no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No primeiro dia de prova, no domingo (3), o Espírito Santo havia ficado entre os estados do Brasil com o maior número de ausentes, com um total de 25.592 pessoas. No segundo dia de prova, esse número aumentou em 4.272 pessoas.

De acordo com o MEC, o estado capixaba teve adesão de 70.8% de alunos, em um total de 102.276 inscritos no Enem 2019, número pouco menor que a média nacional. Em todo país, o segundo dia de prova atingiu o maior percentual na história, com 72.9% de comparecimento — superando a edição de 2015, que até então registrava participação recorde.

A prova

Os candidatos tiveram dois dias com 90 questões de múltipla escolha em cada. No primeiro, foram 45 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 sobre ciências humanas e suas tecnologias, além da redação com o tema sobre democratização do acesso ao cinema no Brasil.

No segundo dia, foram 45 sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática. O Gabarito da prova será disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na próxima quarta-feira (13).