Para melhorar a segurança e facilitar o trânsito até os locais em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nesta domingo (21) e no próximo (28), foram feitas mudanças nos municípios da Grande Vitória.
Na tarde desta sexta-feira (19), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou o plano operacional para os dias do Enem. Ao todo, cerca de 700 integrantes das forças policiais vão realizar a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame. Mais de 230 escolas vão receber os candidatos no Espírito Santo.
O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), segundo a Sesp, vai orientar a população. Nas regiões onde o tráfego de veículo é municipalizado, o trabalho será realizado pelas Guardas Municipais.
>> Leia também: Enem: saiba qual é a melhor ordem para resolver as questões
De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), 25 ônibus extras ficarão à disposição nos terminais de integração caso exista um eventual aumento de demanda de alguma linha devido às provas.
Ao todo 58.590 estudantes do Espírito Santo se inscreveram para fazer o exame. Neste domingo (21), serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação.
Vitória
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informou que a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) terá agentes de Proteção Comunitária e de Trânsito dando apoio durante o período em que acontece o Enem.
Os agentes da Guarda vão dar apoio nos seguintes locais de prova:
– Faculdade Estácio de Sá (Jardim Camburi),
– EEEM Renato Pacheco (Jardim Camburi),
– EMEF Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro),
– EMEF Suzet Cuendet (Maruípe),
– EMEF Maria Leonor Pereira (Santa Lúcia).
Enquanto isso, os agentes de Trânsito vão dar apoio na Estácio de Sá (Jardim Camburi), na FAESA (Ilha de Monte Belo) e no Salesiano (Forte São João).
Além disso, para preservar as melhores condições de fluxo no trânsito nas vias da Capital, a Prefeitura de Vitória suspendeu as interdições viárias das Ruas de Lazer da Avenida Dante Michelini e da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Centro), nos dias 21 e 28/ por causa das provas. As ciclofaixas vão funcionar normalmente.
Vila Velha
A Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) informou que irá atuar em apoio à Sesp, junto à Polícia Militar, SAMU e outras instituições. Serão oito escolas contando com apoio direto da Guarda Municipal. O restante ficou a cargo da Polícia Militar.
Para os dias de prova, a GMVV contará com reforço pessoal de 40%, dispondo guardas em PO (patrulhamento a pé) em cada uma das oito escolas relacionadas. Terá ainda parte do efetivo disposto nos principais corredores da cidade, além dos acessos aos locais de prova.
As escolas onde a GMVV atuará diretamente são:
– UMEF Prof Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), Soteco;
– UMEF Irmã Feliciana Garcia,. Ilha dos Ayres;
– UMEF Marina Barcellos Silveira, Araçás;
– UMEF Maria Luiza dos Santos Vellozo, Guaranhuns;
– UMEF Mikeil Chequer,. Boa Vista II;
– UMEF Antônio Bezerra de Farias, Vila Garrido;
– UMEF Profª Nice de Paula A. Sobrinho, Boa Vista II;
– UMEF Rubem Braga, Boa Vista I.
Serra
A Secretaria de Defesa Social, Departamento Operações de Trânsito (DOT), informou por nota que organizou uma escala especial, para garantir a segurança e boa fluidez de trânsito durante a realização das provas do Enem.
A Guarda Municipal, videomonitoramento e Trânsito irão funcionar de forma integrada. Serão 70 guardas atuando nas escolas, 10 agentes de trânsito nas ruas além de seis viaturas rodando por toda cidade.
>> Leia: Enem 2021: Veja dicas para ir bem na redação
A central de videomonitoramento também vai observar as escolas que possuem equipamento instalado nas proximidades e avisar, em tempo real, aos agentes de segurança sobre qualquer alteração verificada.
O efetivo do Departamento de Operações de Trânsito também será reforçado. A prefeitura destacou ainda que, a princípio, não haverá mudança no trânsito da cidade em virtude do exame.
Cariacica
A Gerência de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) informou que estará em operação nos dias do Enem, de acordo com a programação direcionada pela Sesp. A operação será integrada com Policia Federal, PRF, PM e agentes de trânsito.
Segurança nos finais de semana
Durante os dois finais de semana, a Sesp irá contar com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E) para coordenar e monitorar todas as atividades de inteligência com o objetivo de garantir a realização segura da prova.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, disse que Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e guardas municipais atuarão em conjunto com o Governo Federal para garantir a segurança dos locais de prova, como também onde as provas ficarão guardadas até a distribuição, incluindo o transporte e a escolta.
“Nossas forças de segurança vão trabalhar integradas com o Governo Federal, com o objetivo de garantir a segurança na realização do exame mais importante do ano para os nossos jovens. Para isso, estaremos em monitoramento em tempo real com o nosso Centro de Comando e Controle, que engloba representantes de todas as instituições”, disse.
Confira algumas dicas práticas para não se atrasar nos dias do Enem
> Fechamento dos Portões
Cada candidato deve ficar atento, pois o horário de abertura dos portões é, pontualmente, às 12h nos dois dias. O estudante tem até às 13 horas para chegar e não ficar de fora.
É importante se organizar para chegar com antecedência ao local da prova. Se possível, faça o percurso até a escola onde irá fazer o exame para conhecer o trajeto e não se atrasar.
> Deslocamento
Fique atento também em como vai se deslocar até o local da prova: caminhando, dirigindo, de táxi, viagens por aplicativo, ônibus ou carona. Calcule quanto tempo vai demorar para chegar.
Vale ressaltar ainda que no percurso podem existir alguns imprevistos ou até congestionamentos nas principais vias das cidades.
Por isso, saia de casa com antecedência, pelo menos uma hora antes, evitando aglomeração na entrada das instituições.
> Local da prova
Se você ainda não conferiu o local da prova, não perca mais tempo. Acesse a página do participante pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou pelo aplicativo.
Todas as informações estarão disponíveis no cartão de confirmação. O Inep, responsável pela aplicação do exame, orienta que cada candidato leve o documento impresso no dia da prova para não correr nenhum risco.
Leia mais:
Enem 2021: veja como são elaboradas as provas
História e Geografia no Enem: veja resumão e lista de exercícios para a prova