O Projeto Vitória da Restinga lançou uma missão para todos os moradores da Grande Vitória. Uma campanha está sendo realizada para decidir qual mascote representará a “turminha da restinga”.
Ao todo são cinco opções de animais nativos da restinga para serem votados: gambá-de-orelha, coruja-buraqueira, sabiá-da-praia, guruçá e o teiú. O animal mais votado será o guardião da área preservada de Camburi.
O site da enquete já está disponível. A votação ficará aberta até a próxima sexta-feira (03). O mascote ganhador será revelado no sábado (04).
As crianças da ação ‘Restinga Escola’ serão os responsáveis por escolher os nomes de cada integrante da turminha. O objetivo será integrá-las à causa e incentivar o compromisso em proteger as restingas brasileiras.
Conheça os animais
Coruja-buraqueira (Athene cunicularia)
A coruja-buraqueira é muito presente na restinga de Vitória. A ave de rapina é muito carismática. Excelente caçadora, ela se alimenta principalmente de roedores, o que faz dela uma espécie importante no controle biológico. Seu nome é devido a forma de construírem seus ninhos.
Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita)
O gambá é a cara da restinga e super importante, assim como a vegetação. O animal faz o controle e limpeza do ambiente, se alimenta de animais que oferecem risco a restinga e a fauna que ali habita, como por exemplo os caracóis-africanos, ratos exóticos, baratas, carrapatos, entre outros.
Sabiá-da-praia (Mimus gilvus)
O sabiá-da-praia é uma ave muito encontrada em região costeira, considerada característica de restinga, por isso também é chamada de sabiá-da-restinga. É muito importante também para a manutenção da formação vegetal, por ser eficiente como dispersora de sementes.
Guruçá (Ocypode quadrata)
Esse animal é a cara da restinga. Grande parte das pessoas o chama de siri, mas na verdade o guruçá é um caranguejo, e ocorre apenas no ambiente próximo às praias,. Ele é bem presente na restinga de Vitória e, é sempre muito legal encontrar esses carinhas correndo na areia em direção a suas tocas, eles são bem rápidos.
Teiú (Salvator merianae)
O Teiú é encontrado em quase todo o território brasileiro, sendo um dos maiores. É uma espécie terrestre muito comum e de grande porte, um forrageador muito ativo nas horas mais quentes do dia, como no final da manhã e à tarde. Habitam matas e estão associadas a ambientes abertos, podendo ser visto em locais antrópicos.
Vitória da Restinga
O Vitória da Restinga é uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios, com a parceria da Vale e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, que visa a conservação do ecossistema de restinga da Orla de Camburi , em Vitória, por meio de ações de sensibilização ambiental.
O intuito é Promover a divulgar ações ambientais realizadas na Orla de Camburi, bem como informações sobre a biodiversidade, estado de conservação e importância da região e difusão científica.
>> Leia também: Alerta para risco de chuva em 23 cidades do Espírito Santo; confira a lista!