Geral

Entenda o fenômeno que causou névoa na Grande Vitória

Fenômenos como estes são provocado pela formação de uma camada de inversão térmica, que aprisiona muita umidade, na região da atmosfera mais próxima ao solo

Por volta do meio dia, ainda era possível observar a neblina em alguns locais Foto: Reprodução

Os capixabas foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (18). Isso porque um nevoeiro tomou conta da Grande Vitória e mudou a paisagem. Por volta do meio dia, ainda era possível observar a neblina em alguns locais.

Por meio de nota, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que, em muitos casos, fenômenos como estes são provocado pela formação de uma camada de inversão térmica, que aprisiona muita umidade, na região da atmosfera mais próxima ao solo. O vento parado, também gera condições favoráveis para a ocorrência da nuvem próxima ao solo.

O Incaper também explicou que, normalmente, a temperatura diminui com a altitude. Na inversão térmica, ocorre o contrário. Assim, o ar mais denso (frio) fica aprisionado próximo à superfície. Se ele estiver úmido o suficiente e o vento estiver calmo, o nevoeiro pode se formar e  a poluição pode ser retida.

Dia vira noite

No início da tarde, uma intensa escuridão tomou conta da Grande Vitória. A chegada de mais um frente fria assustou os capixabas. No Centro de Vitória, às 14 horas, lâmpadas já estavam acesas nas principais vias.