Geral

Entenda o fenômeno que deixou água do mar quente na Grande Vitória

Geralmente, o banho de mar é para refrescar, já que a água sempre está bem fria e ameniza um pouco o calor. No entanto, um fenômeno chamado ressurgência surpreendeu os banhistas

Ainda de acordo com o professor, o que aconteceu é um processo normal Foto: ​Divulgação

Quem aproveitou o  sol no último final de semana para curtir uma praia, sentiu diferença na temperatura da água do mar em Vitória e Vila Velha. A água, geralmente fria, surpreendeu os banhistas em decorrência do fenômeno chamado “ressurgência”.

De acordo com o professor de oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Agnaldo Martins, a queda na temperatura da água aconteceu devido a elevação de águas mais profundas à superfície. “O que a gente tem é uma água de temperatura mais baixa que é aquecida pelo sol na superfície. Ao contrário dos meses anteriores, ela não foi diluída por uma água mais fria. Então, o que ocorreu não foi o aquecimento, mas sim o não resfriamento dessa água”, explica. 

Ainda de acordo com o professor, o que aconteceu é um processo normal, já que a temperatura da água depende do aquecimento do sol na superfície. No entanto, ele afirma que durante o inverno a situação pode ser outra. “O que vai acontecer no auge do inverno é que talvez ela fique mais fria por conta da falta de calor. Assim, por falta de aquecimento do sol, os banhistas encontram ela mais fria durante essa época.”, explica.