A facilidade em acessar a internet e o conteúdo segmentado estão entre os principais motivos para o crescimento do podcast no mundo. De acordo com especialistas, a alteração no comportamento e no estilo de vida das pessoas tornou o podcast a mídia ideal para quem busca por informações sobre assuntos específicos.
Apontado como a mídia do momento, o podcast atrai milhares de novos consumidores todos os anos.
Para a doutora em Comunicação Rose Vida, a segmentação de assuntos é uma forma de atrair o público certo para determinada informação. Vidal explica que, ao abordar um assunto muito específico, os produtores de conteúdo para podcast estão entregando para o público exatamente o que eles buscam, e isso representa uma vantagem em relação a outras mídias.
“A segmentação é dividir em grupos, os clientes ou uma marca de acordo com os interesses de cada um. Então, partindo desse pressuposto, quando você segmenta o gosto do seu cliente, você atinge um mercado maior”
A doutora complementa falando sobre a vontade das pessoas em se sentir especiais e atendidas individualmente. Para ela, o público se sente representado quando tem uma mídia que, ao invés de trazer um programa de assuntos gerais, trata de um tema delimitado.
Por ser distribuído como um arquivo de áudio, o podcast muitas vezes é comparado ao rádio. A diferença, no entanto, está na mobilidade permitida. Os ouvintes, geralmente, aproveitam o tempo ocioso no trânsito, ou até mesmo durante os exercícios na academia, para ouvir seu programa favorito, de forma gratuita e livre de interrupções.
“Não tem pausa para propagandas e posso ter acesso à informações de uma forma mais específica. Por exemplo, eu escuto muito o podcast imagina juntas, que é um podcast de mulheres que produzem conteúdos para mulheres”, explica a designer gráfica Pamella Mayra, de 22 anos.
A mudança na forma como as pessoas consomem informação hoje em dia chamou a atenção de empresas, como a Google e Spotify, que desde o ano passado criaram produtos em podcast específico para seus clientes. Para a doutora Rose Vidal, essa mudança foi puxada pelo rápido avanço tecnológico que passou a fazer parte do dia a dia da maioria dos brasileiros.
Podcast NaTrilha
O jornal online Folha Vitória passará a oferecer para sua audiência um podcast sobre esportes ao ar livre: o NaTrilha. Em parceria com o escalador e condutor de turismo de aventura Renan Alves, o podcast irá explorar, além dos esportes, o aspecto turístico de diversos locais para a prática do esporte no Espírito Santo e o estilo de vida das pessoas que gostam de aventura. Fique atento! Informações sobre o lançamento em breve!