A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) é a ‘bola da vez’ no Instituto Americo Buaiz. A entidade, que já existe há quase 70 anos, trabalha, especialmente, em prol do tratamento das vítimas do câncer de mama. Com uma importância significativa, neste ano, a instituição conquistou o primeiro lugar no Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher.
O reconhecimento foi uma sugestão do deputado Amaro Neto (PRB-ES). “Como cidadão capixaba conheço bem o trabalho que a entidade tem desenvolvido no nosso estado e foi com grande alegria que, no início do meu primeiro mandato como deputado federal, recomendei a Afecc para receber esse prêmio”, comentou o parlamentar na ocasião da premiação.
A premiação, que é anual, homenageia entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. O evento acontece no mês de maio, na semana do dia 28, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna. Os premiados são definidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. Eles escolhem os ganhadores por voto direto, maioria simples.
A Afecc tem a missão de educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar o paciente na comunidade. A entidade é uma associação sem fins econômicos, fundada em 1952 e que, em março de 1970, inaugurou o Hospital Santa Rita de Cássia, ampliando ainda mais a atenção ao paciente e oferecendo todo o cuidado biopsicossocial necessário à sua plena recuperação.
Assim como o Instituto Americo Buaiz, a essência da Afecc é o voluntariado. Na associação, toda a diretoria trabalha de forma voluntária. Na Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, o paciente é acolhido e atendido de forma integral. Equipes multiprofissionais se revezam na atenção aos cuidados clínicos e emocionais, além de termos programas e projetos voltados para o paciente internado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dessa forma, a associação oferece toda a atenção necessária para que o tratamento médico tenha continuidade após a alta hospitalar. O paciente internado pelo SUS, após avaliação social para a alta hospitalar, pode receber medicamentos, alimentação proteica e material de higiene, e conta com atividades de reabilitação física e emocional e cursos que ajudam na sua volta ao mercado de trabalho e na melhoria da renda familiar.
Diversos projetos são realizados pela Afecc. Entre eles, estão o Artes para a Vida (Oficina Terapêutica), Bordado e Costura, Centro de Vivência, Cine Afecc, Coral Afecc, Corrente do Bem, Radio Leitura, Querer Bem, Transformação e Vida, entre outros.
Nos meses de julho e agosto, vamos conhecer melhor o trabalho da associação e detalhar melhor cada um dos projetos em prol dos pacientes.