Geral

Entrada de cães na Pedra da Cebola vai continuar proibida

A Prefeitura de Vitória voltou atrás na decisão de liberar a entrada de cães no parque, após contestação de voluntários que cuidam animais que vivem no local

Foto: Divulgação
 Voluntários cuidam diariamente de uma colônia de gatos que vive na Pedra da Cebola

Após impasses durante toda a semana, a Prefeitura de Vitória voltou atrás na decisão de liberar a entrada de cães na Pedra da Cebola. A mudança de posicionamento ocorreu após contestação de voluntários que cuidam animais que vivem no local.

O parque abriga cerca de 200 a 250 animais desde gatos, lagartos, patos, galinhas a gambás, ganso e pavão. Há ainda oito colônias com cerca de 200 gatos saudáveis, castrados e que são cuidados diariamente por voluntários.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O médico Fernando Furtado de Melo ajuda na disponibilização de alimentos e água fresca para os animais. Ele ainda relatou que ficou satisfeito com a decisão de manter proibida a entrada de cães no local.

“Mais do que feliz, estou aliviado com a decisão. Não dava para passar por cima de princípio de preservação e prevenção. É algo muito maior do que simplesmente liberar cachorro”, disse o médico que cuida dos animais com dinheiro do próprio bolso desde 2017.

Desde que foi entregue à população em 1997, é proibida a entrada de cães no parque, que tem uma mata nativa preservada. Para os frequentadores do local, a entrada de cachorros significaria aumento dos incidentes com a colônia de gatos, aves e répteis que habitam no espaço.

Os gatos da Pedra da Cebola também recebem os cuidados da OGN Gatinhos da Pedra da Cebola que auxilia com cuidados veterinários e castração dos animais.