Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda de uma faculdade particular em Vitória, Ryan Bueno, de 22 anos, e Anna Clara Araújo da Paixão, de 23 anos, apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a cantora e empresária Anitta.
Com o tema “De Anitta para Anira: A construção de marca internacionalmente”, os alunos foram parar até no site “Choquei”.
Em conversa com a reportagem, Ryan, que é carioca e mora no Espírito Santo há 10 anos, contou que o que motivou o desejo pela temática do trabalho foi o amor pela Cultura Pop e o interesse em tratar da construção de marca (“Branding”).
“Escolhemos a Anitta pela afinidade com projetos de marketing. Analisamos as estratégias de marketing da cantora, em seus projetos de internacionalização da marca Anitta, sob a ótica do composto de marketing, chamada de ‘4Ps’”, disse.
Sobre a repercussão alcançada pelo TCC, o estudante afirma que o compartilhamento do trabalho pela própria cantora foi o que mais pegou a dupla de surpresa. “Nos deixou muito felizes, assim como aparecer em outros perfis enormes. Já fui em vários shows dela, mas dar um abraço seria muito legal”, completou.
Da mesma forma, Anna Clara afirmou que sempre achou extraordinária a forma como a Anitta se comunica, como ela usa as estratégias de marketing e como ela conseguiu se inserir no mercado internacional sem perder a essência. “Acho ela uma mestra do marketing”, declarou.
“A gente buscou entender como a Anitta se inseriu no mercado internacional. Para fazer essa análise, usamos uma ferramenta de marketing chamada 4Ps, que basicamente estuda o mercado e ajuda a inserir da melhor forma uma marca no mercado. Então entendemos um pouco sobre algumas ferramentas que ela usou para se inserir no mercado internacional”.
O que diz a orientadora da pesquisa
Orientadora da pesquisa, a professora Carine Cardoso, especialista em Branding, Planejamento e Estratégias para Marcas, afirmou que a dupla fez um trabalho para entender como está acontecendo, na perspectiva do composto de Marketing, o processo de internacionalização da marca Anitta.
“Então estudaram o que é marketing no mercado do entretenimento, se aprofundaram em autores renomados. Foi feita uma compreensão do que a Anitta faz com seu produto, sobre o empoderamento feminino, de como ela quer se ver lá fora, do valor agregado da marca, de como ela distribui as músicas, quais as ações de comunicação que ela usou para chegar no mercado externo”, ressaltou.
Para Cardoso, o trabalho foi enriquecedor. “Já orientei dois TCCs da Anitta, sei de mais um na faculdade, e são todos completamente diferentes. Esse traz um estudo com bastante profundidade, inclusive”, resumiu.
Sobre o futuro
Ryan Bueno contou que já atua na área publicitária há dois anos e que é analista de comunicação de uma grande empresa do segmento agro. “Cuido de toda a parte de comunicação. Pretendo continuar no ramo, me profissionalizando cada vez mais”, pontuou.
“Pretendemos participar de tudo o que conseguirmos, nosso objetivo agora é deixar a escrita do projeto mais “redonda”, para conseguirmos expor, pois não temos muitos trabalhos nesta linguagem, acho que será um bom material para quem quiser falar sobre algo parecido”, disse.
Também para Anna, o marketing é o que ela ama fazer e pretende seguir neste caminho. “Sou apaixonada por criatividade e comunicação, quero crescer nisso. E após ver que as pessoas se interessam tanto por esse assunto, com certeza penso em apresentá-lo em congressos”, disse.