Geral

Epidemia pelo país: pesquisa revela que 680 mil capixabas tiveram dengue em 2013

A pesquisa revelou que 680 mil capixabas foram vítimas da dengue, no ano de 2013. No País, o número chega a 25 milhões de pessoas que contraíram a doença, causada por mosquito

O mosquito aedes aegypti é o causador da dengue, doença que pode levar à morte Foto: Divulgação/Internet

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (2), revelou que 680 mil capixabas foram vítimas da dengue, no ano de 2013. No País, o número chega a 25 milhões de pessoas que contraíram a doença, no mesmo ano.

O número equivale a 10,4% da população brasileira. Os dados são da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013 – Acesso e Utilização dos Serviços de Saúde, Acidentes e Violências.

As proporções de pessoas que refeririam já ter tido dengue foram superiores à média nacional para mulheres, com 14,3%; pessoas de 40 a 59 anos, com 17,4%; e pessoas de cor preta e parda, 14,8% em ambos os casos. Já a menor proporção foi constatada entre pessoas de 0 a 17 anos, com 5,9%.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro afirmou em coletiva que o Brasil passa por uma epidemia Foto: Agência Brasil

Os números, que são de 2013 e já surpreendem, continuam com a tendência de alta. Em 2015, O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o Brasil passa por uma epidemia de dengue, nos primeiros meses do ano.

Até o dia 30 de abril, no Espírito Santo, dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), apontam que houve diminuição em quase 50% no número de casos, porém, o número de mortes mais que triplicou, passando de duas para sete vítimas.

Apesar dos números alarmantes, de março para abril, houve uma redução de 27% dos casos da doença. No mês de março, foram registrados 337,7 mil casos, período considerado como o pico da transmissão. Já em abril a doença recuou para 246,6 mil notificações. A tendência é continuar a redução da transmissão com a chegada do inverno.

Sem previsão de vacina

Vacina contra dengue não tem previsão Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou na manhã desta terça-feira (2) que não há previsão para o governo federal disponibilizar vacina contra a dengue para a população, uma vez que não existe ainda uma que seja segura e eficaz.

“Não é porque existe um clamor da população que vamos fazer uma avaliação apressada. O Brasil não vai virar plataforma mundial de lançamento de produtos sem eficácia e segurança. Não seremos tensionados por estratégias de mercado”, disse Chioro, no Rio de Janeiro, ao comentar os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).