Como mais uma medida de enfrentamento ao problema histórico das inundações no município de Vila Velha, a prefeitura concluiu a instalação de três bombas no Canal de Guaranhuns, que possibilitam a retirada de um volume maior de água do local para o rio Jucu. Os equipamentos já podem ser acionados em caso de fortes chuvas, como as de dezembro do ano passado e, juntos, têm a capacidade de bombeamento de 3,6 milhões de litros por hora.
Além das três primeiras, a prefeitura irá instalar outras bombas na região. A licitação para a compra desses novos equipamentos já foi publicada no diário oficial. Quando todas estiverem instaladas, a capacidade de bombeamento de água será de 21,5 milhões de litros por hora.
Na região do Canal de Guaranhuns já existem as comportas para dificultar a volta das águas do rio Jucu para o canal. O Canal de Guaranhuns sofre a influência direta das cheias do rio e do mar, além disso, a bacia apresenta baixa declividade, de modo que a água encontra resistência em fluir para o rio Jucu. Daí a necessidade do bombeamento.
No Canal da Costa, a prefeitura realizou as obras de retirada das rochas do local, que dificultavam a passagem da água. Foram retiradas cerca de 1.100 toneladas de rocha. Estão em curso, também, obras de macrodrenagens no município, para permitir um escoamento mais eficaz das águas das chuvas.
A macrodrenagem do Canal do Congo, por exemplo, beneficiará diretamente 13 bairros: Riviera da Barra, Cidade da Barra, Barramares, Barra do Jucu, Praia das Conchas, Ilha dos Recifes, 23 de Maio, Terra Vermelha, Residencial Jabaeté, Normília da Cunha, Ulisses Guimarães, São Conrado e João Goulart.
Reunião do gabinete
Nesta terça-feira, às 14h30, será realizada a terceira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Drenagem (GGIM), criado para debater os assuntos relacionados ao enfrentamento das inundações em Vila Velha. O gabinete é composto por membros dos governos municipal, estadual e representantes da sociedade civil organizada.
O objetivo é estabelecer um fórum permanente de discussão, ouvindo a população de Vila Velha, por meio, por exemplo, da participação de representantes dos Grupos de Acompanhamento de Obras (GAOs), que comparecem à reunião mensal do gabinete. Em cada uma dessas reuniões, são debatidos temas diferentes, relacionados à drenagem e prevenção aos alagamentos.
Dezembro
Em dezembro de 2013, a Prefeitura de Vila Velha decidiu suspender a decisão de “rasgar” a Rodovia do Sol para tentar conter a enchente que atinge os bairros Praia das Gaivotas, Guaranhuns e Barra do Jucu. A medida foi tomada para amenizar as cheias será a abertura de um canal para escoar a água para o mar.
Três bombas d’água estavam ligadas no Canal Guaranhuns objetivando baixar o nível das águas e amenizar os alagamentos da região. As bombas d’água que estavam no local eram provisórias.