Na comunidade de Holanda, em Santa Leopoldina, existe uma represa que, segundo o tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, apresenta “certo grau de risco”, para os moradores. Na mesma localidade, um homem morreu soterrado, após um deslizamento de terra na última quinta-feira (14).
Segundo ele, equipes técnicas do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) monitoram a situação da represa. “Os técnicos estiveram ontem no local e já estão retornando hoje, justamente para constatar a real situação dessa represa e as medidas necessárias a serem adotadas, como foi feito em Marechal Floriano”, explicou.
Situação da represa de Marechal Floriano é considerada ‘segura’
O tenente-coronel também falou sobre o trabalho de atuação dos órgãos na represa que corta o centro de Marechal Floriano, na região serrana do estado. Na última sexta-feira (15), moradores da comunidade de Batatal precisaram deixar suas casas após um alerta da prefeitura, sobre o risco de rompimento da barragem.
Segundo Carlos Wagner, nesta segunda-feira (18), a situação da represa já é considerada segura e os moradores já podem retornas às casas. Desde o último sábado (16), foram retirados cerca de 3 metros de água da represa.
Apesar da situação segura, o local continua sendo supervisionado para conter possíveis riscos, caso o volume de chuva aumente nos próximos dias.