Geral

Equipes técnicas e voluntários se preparam para chegada de óleo no litoral do Espírito Santo

Nesta terça-feira, agentes do Ibama fazem a averiguação da foz de rios em São Mateus e Linhares

Foto: Divulgação/Ibama

Com a iminência da chegada do óleo no litoral capixaba, equipes técnicas e voluntários se preparam para a limpeza das praias. No município de São Mateus, o Ibama promoveu uma reunião na manhã desta terça-feira (5) para traçar as ações do grupo de atuação.

Em entrevista à TV Vitória/Record TV, o superintendente do Ibama no Espírito Santo, Diego Libardi, explicou que desde que houve aumento no risco da chegada de fragmentos do óleo no litoral capixaba, o instituto e outras instituições trabalham na elaboração de um plano para minorar os danos.

“Estamos fazendo uma trabalho interinstitucional, com o governo do estado, governo federal e várias instituição. É um trabalho preventivo. Como tivemos a oportunidade de nos preparar para a eventual chegada do óleo, nós estamos fazendo um trabalho de orientação nos municípios litorâneos”, disse.

Para Libardi, a principal preocupação do Ibama é com a contaminação dos rios. Na segunda-feira (4), as ações preventivas se voltaram para o planejamento de uma possível contenção do óleo na foz dos rios no litoral norte do Espírito Santo. “Já estamos fazendo um trabalho de verificação de ferramentas efetivas para proteção de estuários (que é o local onde a água doce e salgada se encontram).

Agentes do Ibama estiveram em Conceição da Barra na segunda-feira (4), e nesta terça fazem a averiguação da foz de rios em São Mateus e Linhares. Segundo Diego Libardi, o dano ambiental em rios e mangues poderia ser muito maior do que no mar, caso os fragmentos de óleo atinjam os estuários.

Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória / Record TV