A Rodovia do Sol, em Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, está interditada. A situação da estrada piorou por causa da erosão causada pelo avanço do mar na região. Na altura do bairro Pontal da Barra, uma ressaca na última segunda-feira (13) comprometeu ainda mais a estrutura da via, que liga o município a Itapemirim.
Moradores ficaram assustados com a força da água, que invadiu a pista e chegou a atingir algumas casas. Vídeos repercutiram na internet mostrando os estragos.
O receio é que as residências ao longo do litoral tenham o mesmo destino dos antigos quiosques que ficavam na beira da praia e que foram destruídos ao longo dos anos com a repetição de sucessivas ressacas.
Outros bairros como Praia da Cruz, Praia da Areia Preta e Cidade Nova também tiveram ruas alcançadas pelo mar em questões de minutos.
LEIA TAMBÉM: > Corpus Christi: veja o que funciona e não funciona durante o feriado
No local, a Prefeitura de Marataízes já realizava uma obra de contenção por causa do avanço do oceano.
Apesar de ser uma via estadual, o município assumiu as intervenções. Informou que, no local, será instalada uma barreira contenção feita com grandes pedras para garantir a sustentação da estrada e minimizar os efeitos das ondas do mar. Os trabalhos não têm prazo para conclusão.
A interdição, segundo a prefeitura, foi necessária para garantir segurança de motoristas e pedestres. Em abril, houve um fechamento da via também por causa da ressaca do mar.
Como rota alternativa, os motoristas que quiserem acessar o litoral Sul capixaba devem evitar o trecho entre Itapemirim e Marataízes. O desvio deve ser feito pela Rodovia do Penedo. Outra opção para quem parte de Vitória é seguir pela BR-101 até Marataízes.