Geral

Erosão na Praia do Iate, em Vitória, muda a cor da água do mar

Local que sofre com a degradação fica entre a Ponte Desembargador Alfredo Cabral, que dá acesso à Ilha do Frade, e uma área gramada

Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória

A erosão na Praia do Iate, em Vitória, avançou e chegou até a uma área em que se encontra uma tubulação. Banhistas notaram ainda que a água na região, nesta quarta-feira (22), estava com coloração barrenta.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O local que sofre com a degradação do terreno arenoso fica entre a Ponte Desembargador Alfredo Cabral, que dá acesso à Ilha do Frade, e um terreno com espaço gramado.

A cada onda, a terra de um pequeno barranco se solta, deixando a água mais escura e expondo cada vez mais a tubulação que passa pelo local. 

O problema é causado pela erosão, que também deixa as raízes dos coqueiros à mostra. Alguns até já tombaram. 

Um cano está exposto, bem como raízes de coqueiros. O local é procurado principalmente por famílias com crianças, já que o mar ali é mais calmo.

O engenheiro ambientalista Luiz Fernando Schettino diz que a solução passa por um estudo aprofundado.

LEIA TAMBÉM: Número de mortos no litoral de SP chega a 48 e buscas são retomadas

“Temos uma questão muito séria no Brasil que é a ocupação desordenada da nossa costa. Esta área aqui é de aterro. Ela modificou as condições naturais do oceano e, com isso, é comum haver erosão. Essas mudanças causaram modificações no regime e na força das ondas. Aqui é necessário um estudo complexo para trazer realmente um caminho seguro, com um investimento para que o engordamento da praia dure mais”, ressalta.

Prefeitura promete obras de alargamento da faixa de areia

A Prefeitura de Vitória informou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam),  que já realizou o relatório técnico acerca do processo de erosão e já deu encaminhamento ao pedido de alargamento da faixa de areia dessa região do Iate e da Guarderia. 

Anunciou também que a Secretaria de Obras (Semob) está em fase de elaboração de projeto e orçamento para lançar a licitação necessária para as devidas intervenções.

Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/RecordTV