Os diversos erros ortográficos encontrados em um mapa geográfico em livro didático infantil usado por uma escola municipal de Jundiaí, em São Paulo, chamaram a atenção da mãe de um aluno. Em foto compartilhada em uma famosa rede social, é possível notar que os nomes dos estados do Acre, Espírito Santo e de Minas Gerais aparecem com a grafia errada.
No material está escrito “Espíritu Santo”, (Espírito Santo), “Minas Gertais” (Minas Gerais) e Ácre (com acento). Além dos erros grosseiros, na região Nordeste, que tem nove estados, apenas quatro são identificados. Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe não foram indicados no material. E o Distrito Federal não aparece no livro.
A mãe que fez a denúncia declarou que o próprio filho de sete anos, aluno do segundo ano do ensino fundamental, percebeu o erro.
O professor de português, André Ribeiro, acredita que o livro não tenha passado por nenhuma revisão antes da impressão. “É padrão qualquer material didático passar por uma criteriosa revisão. Geralmente, mais de duas pessoas realizam o que podemos chamar de vistoria. Neste caso, uma criança viu o erro, e era um erro muito nítido. Provavelmente esqueceram esta página especificamente”, explicou.
Secretaria de Educação
Em nota, a Secretaria de Educação de Jundiaí informou que notificou imediatamente a editora responsável pela impressão dos livros didáticos. De acordo com a secretaria, novas páginas já foram impressas e serão distribuídas nesta sexta-feira (11) para todas as escolas. Os professores foram orientados para a substituição. A editora Mathema, responsável pela publicação, assumiu total responsabilidade pelos erros ortográficos.