Um documento inédito lançado no Espírito Santo reúne informações climáticas que podem ajudar a prevenir desastres ambientais, além de servir de apoio para atividades como a agricultura, planejamento urbano, a gestão de recursos naturais, a adaptação às mudanças climáticas.
O Atlas Climatológico foi lançado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e está disponível em formato digital (veja aqui).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O Atlas reúne dados meteorológicos históricos do Estado, obtidos de 133 pontos de observação, no período de 1978 a 2019. Informações como acumulado de chuva, temperatura média, evapotranspiração e balanço hídrico são apresentadas em formatos de mapas e tabelas detalhadas, em escalas anuais, sazonais e mensais.
De acordo com o diretor-geral do Incaper, Franco Fiorot, o documento representa um marco significativo no estudo e compreensão das condições climáticas capixabas.
“Esperamos que esse documento se torne uma referência para a formulação de políticas públicas, planejamento, pesquisas e tomada de decisões estratégicas em diversas áreas, inspirando ações que promovam bem-estar, desenvolvimento e resiliência frente aos desafios climáticos”, disse Fiorot.
LEIA TAMBÉM: Vai chover? Veja a previsão do tempo para o final de semana no Espírito Santo
O lançamento oficial ocorreu no Seminário “Diálogos Climáticos: Conhecimento, Reconhecimento e Perspectivas”, realizado em Vitória, pelo Incaper e instituições parceiras, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no último dia 05 maio.