Depois de receber pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina nos primeiros meses deste ano, o Espírito Santo pode voltar a disponibilizar leitos para infectados pela covid-19 de outros Estados. A proposta, no entanto, ainda está em discussão.
De acordo com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, não há previsão para que venham pacientes para o Espírito Santo. No entanto, segundo ele, o Estado tem a segurança para acolher os infectados.
“Os pedidos estão sendo discutidos ainda e não tivemos reiteração da solicitação por parte de nenhum governo estadual. Neste momento, temos ampla capacidade de acolher com segurança pacientes oriundos de outros Estados”, afirmou.
O secretário destacou que a acolhida de pacientes no início do ano ajudou a salvar vidas de várias pessoas. Para ele, o fato do acolhimento demonstra um gesto de solidariedade neste momento de crise sanitária.
“A solidariedade e a cooperação entre entes federados é uma prática adequada em tempos de crise sanitária e o Estado tem condições plenas de garantir a vinda de pacientes com segurança. Tivemos comportamento de óbito de outros Estados em torno de 34%. Salvamos muitas vidas aqui”, disse.
Veja a coletiva completa:
No início deste mês, o governador Renato Casagrande usou as redes sociais para esclarecer que, naquele momento, não haveria transferências de pacientes para o Espírito Santo.
Na ocasião, Casagrande afirmou que o Espírito Santo deve seguir atendendo apenas aos pacientes do Estado. “Seguimos trabalhando e garantindo que todo capixaba tenha o atendimento necessário”, escreveu.
A possibilidade de transferência de pacientes ocorreu após a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul informar que dez pessoas seriam encaminhados para hospitais do Espírito Santo para receber tratamento.
No início do ano, o Espírito Santo chegou a receber 81 pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina. Todos permaneceram sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves e ficaram em leitos de isolamento.