O Espírito Santo é o estado com o maior número de cidades inseridas no Mapa do Turismo 2023. Ao todo, são 70 municípios presentes no novo guia, que passa a valer a partir deste mês e terá validade de um ano.
As regiões Sudeste e Sul do país registram mais da metade dos municípios com os dados atualizados no sistema.
Quanto aos estados, o Espírito Santo contabilizou quase 90% de todas as cidades inseridas no mapa, seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com mais de 75% dos municípios, em cada estado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No recorte do Mapa 2022, 67 municípios capixabas faziam parte da lista. Em 2023, as novidades foram a entrada dos municípios de Águia Branca, Atílio Vivacqua, Itapemirim, Vila Valério e Rio Novo do Sul, em relação ao mapa anterior.
Os municípios que ficaram fora do mapa deverão organizar os documentos que comprovem o cumprimento dos critérios e assim pleitear o retorno ao Mapa, uma vez que o sistema do mapa ficará aberto initerruptamente.
Os requisitos para estar no Mapa do Turismo são: existência de órgão municipal de turismo criado por lei e com gestor nomeado; existência de orçamento municipal para fomento ao turismo na LOA vigente; existência de Conselho Municipal instituído por lei, com membros nomeados por decreto e diretoria eleita, além de atas que comprovem sua atividade; e empreendimento regulares no Cadastur.
O que é o Mapa do Turismo
O mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas.
“Os municípios que estão no mapa têm que comprovar a integração com a região turística a qual fazem parte. “Estivemos em constante diálogo com gestores municipais, orientando e estimulando a finalização do cadastro, pois estar no Mapa do Turismo Brasileiro é a oportunidade de garantir políticas públicas para o setor na região. Quanto mais municípios cadastrados, mais regiões beneficiadas pelo turismo”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles.