O Espírito Santo vive uma expectativa de queda significativa de internações de covid-19 com o avanço da vacinação entre quem tem 30 anos ou mais. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, numa coletiva virtual à imprensa na tarde desta segunda-feira (12).
Na análise de Nésio, a maior porcentagem de população imunizada reflete diretamente numa diminuição de ocupação de leitos de UTI. O que é visto no Brasil também começa a ser sentido no Estado. “Essa queda de casos, internações e óbitos é resultado, principalmente, da cobertura da primeira dose, a D1. No Brasil, acima de 50% da cobertura vacinal da D1 alcançada já se passa a vivenciar esses resultados no desempenho dos efeitos dessas vacinas no controle especial de casos, internações e óbitos”, frisou, lembrando que o estado registra 60% da população imunizada com a primeira dose.
Menos pacientes
Ele também apontou que no Espírito Santo, 98,66% dos óbitos ocorreram em pessoas com mais de 30 anos. “A vacinação alcançando essa população, que mais evoluiu a óbitos e internações hospitalares, pode ter efeitos importantíssimos. Dessa maneira, nós temos a expectativa de que, até o final de agosto, teremos em torno de 150 pacientes internados em UTI na rede pública do Estado, que representará a consolidação da queda”, informou.
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 está em 54,55%. Segundo o Painel de Ocupação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta segunda (12), havia 418 pacientes internados.
Leia também: Presidiários e trabalhadores da indústria serão vacinados nesta semana; confira próximos grupos