O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta segunda-feira (24), na abertura da conferência Sustentabilidade Brasil, na Serra, que disponibilizará uma verba de R$ 800 mil para viabilizar estudos e elaboração de anteprojeto estrutural para implantação de barragem de contenção de cheias no rio Muqui, em Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo.
A conferência teve início no Pavilhão de Carapina e é o maior evento de sustentabilidade e ESG do Brasil. Dentre os temas abordados no primeiro dia de debates estava a prevenção de desastres naturais, como o ocorrido em Mimoso do Sul, em março deste ano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
O investimento anunciado pelo governador acontece por meio da Agência Estadual de Recursos (Agerh) e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
De acordo com o diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, simulações já foram realizadas para a instalação da estrutura.
“Realizamos um processo de simulação hidrológica para construir um reservatório que tivesse a função principal de amortecer as ondas de cheia e estamos em parceria com o DER para elaboração dos estudos de viabilidade e o anteprojeto estrutural para essa barragem”, disse.
Além dele, o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, afirmou que a construção da estrutura é fundamental para os municípios que sofrem com os períodos de inundação.
“Temos que desenvolver projetos e ações para evitar desastres naturais como os que ocorreram nesses dois municípios, principalmente, com as fortes chuvas que caíram no início de maio”, afirmou.
Fundo de compensação ambiental
Além do estudo das barragens, o governo do Estado também anunciou novas medidas de preservação nas Unidades de Conservação. Casagrande apresentou projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Compensação Ambiental (Fecam).
O texto ainda será encaminhado à Assembleia Legislativa para ser apreciado pelos deputados. Se for aprovado, o projeto poderá receber recursos de compensação ambiental destinados por órgãos licenciadores estaduais para unidades de conservação.
Também foi anunciado o decreto que institui a Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso, um instrumento de conservação de paisagens.
Foram entregues 51 motocicletas destinadas às secretarias municipais de meio ambiente, que aderiram ao Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam).
Combate a mudanças climáticas
O governador, que também preside o Consórcio Brasil Verde, falou sobre a importância das discussões levantadas no evento, principalmente em relação a mudanças climáticas.
Casagrande afirma que a descarbonização e adaptação às mudanças climáticas são fundamentais para direcionar caminhos mais sustentáveis.
“As mudanças climáticas são um tema relevante em todo o mundo, independente da discordância de algumas pessoas. Os eventos climáticos são, infelizmente, uma realidade presente. Quando organizamos o Consórcio dentro do Governadores pelo Clima, tínhamos em mente que os entes subnacionais poderiam se organizar e discutir as ações de Estado e municípios”, disse.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, os painéis e as discussões que ocorrerão no evento refletem os tempos atuais, sendo que o enfrentamento às mudanças do clima no planeta deve ser uma pauta dos governos em todo mundo.
“É urgente a construção dos planos de neutralização e de adaptação às mudanças climáticas e temos feito o dever de casa. E para além disso, executar esses planos têm sido o grande desafio da sociedade e dos governos porque vai depender da mudança no comportamento das pessoas, das organizações e também do próprio setor público, de forma colaborativa, responsável e sustentável”, afirmou.
O Sustentabilidade Brasil acontece no Pavilhão de Carapina até a próxima quinta-feira (27).
Leia Também: Professores da Ufes vão marcar nova assembleia para decidir fim da greve
Confira a programação
Terça-feira (25)
09:15 – 09:30 – Abertura
09:15 – 17:45 – MiniCOP (apenas para convidados)
09:30 – 10:45 – Palestra Magna: Marina Silva – Ministério do Meio Ambiente.
09:00 – 12:00 – Treinamento Iema – MTR (apenas para convidados)
16:15 – 17:45 – Evento da Comissão Especial de ESG da OAB-ES
13:30 – 14:00 – Palestra “Crise? Precisamos ter uma D.R. Com o planeta.” com Flávia Marchezine, advogada e consultora. Coautora dos Livros “ESG: O Cisne Verde e o Capitalismo de Stakeholder: A Tríade Regenerativa do Futuro Global” (RT). Professora da FDV e PUC/MG.
Trilha: Do Rio a Belém – Conexão ES
10:45 – 12:15 – Palestra: “Urbanismo e o Futuro das Cidades: Planejamento Inteligente e Impactos Socioambientais”, com Professora Cristina Engel (UFES)
14:00 – 15:00 – Palestra: “Restauração florestal: A solução dos povos originários para as Mudanças Climáticas” com Bárbara Tupiniquim (Instituição Tupiniquim Guarani – ITG)
16:30 – 17:30 – Palestra: O Desafio da Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas. CONVIDADO: Leosmar Terena, Coordenador-Geral de Promoção do Bem Viver Indígena do Ministério Dos Povos Indigenas (MPI)
Trilha: Negócios
11:00 – 12:15 PAINEL: Mercado de Carbono
MEDIADOR: Dr. William Wills, consultor sênior no Centro Clima da COPPE/UFRJ e também ocupa o cargo de diretor no Centro Brasileiro do Clima
Como as Comunidades Tradicionais podem se preparar – Jessica Wandscheer, Analista Sênior de Desenvolvimento & Engajamento da Rare Brasil
Rumo a Economia de Baixo Carbono – com Davi Bomtempo, Superintendente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da CNI
13:30 – 14:30 PALESTRA: “Sustentabilidade para pequenas e médias empresas – cenários e possibilidades” com Helen Camargo de Almeida, Gerente de Negócios Sustentáveis do Sebrae/MT
14:15 – 15:30 PALESTRA: “Retorno financeiro do ESG” com André H. Paris, professor, palestrante e sócio da Fakos
15:45 – 16:30 PALESTRA: “Gestão de riscos” com Rochana Grossi Freire, Conselheira Fiscal da Eletrobras
16:45 – 17:45 PALESTRA “Inovação Tecnológica e Governança Ambiental” com Patricia Ellen da Silva, Ex-Secretária Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, CEO Systemiq LatAm e sócia Aya Earth Partners.
Trilha: Agro
13:00 – 14:15 PALESTRA: “Posicionamento do setor agro na COP” com Nelson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da Confederação Da Agricultura e Pecuária Do Brasil – CNA
14:30 – 15:45 PAINEL: Como a cafeicultura pode ser protagonista na sustentabilidade da agricultura capixaba.
MEDIADOR: Lucio De Muner, gerente de Cafeicultura da Seag
Fabiano Tristão, Coordenador de Cafeicultura do Incaper – Projeto de cafeicultura sustentável no ES –
Alessandro Rodrigues, Gerente de Projetos e Serviços na área de ESG – Balanço de carbono na cafeicultura
16:15 – 17:15 PAINEL: Rastreabilidade na CEASA-ES
Marcos Magalhães, presidente da Comissão de Rastreabilidade da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES),
Rodolfo Fernandes do Carmo, Diretor da Ceasa;
Sandra Lengrube, Promotora de Justiça/MP-ES e Pres. do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT)
Trilha: Transição Energética e Cidades Sustentáveis
13:30 – 15:00 PAINEL: TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
MEDIADOR: Jorge Pinheiro Machado Diretor para a América Latina do R20 – Regions of Climate Action
José Ribamar, presidente do Conselho De Química Federal – A pauta do Hidrogênio Verde
Representante do BNDES
15:15 – 16:00 PALESTRA: “Cidades na trilha da sustentabilidade: para qual rumo estamos seguindo?” com Alexandre Iunes, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-ES
16:00 – 16:30 CASE DA CESAN: “A importância da qualidade dos mananciais para o abastecimento público de água: os investimentos para tratamento de água na Grande Vitória” com Kátia Muniz Côco, Diretora de Engenharia e Meio Ambiente da CESAN
Quarta-feira (26)
09:00 – 12:00 TREINAMENTO IEMA – MTR [Apenas para convidados]
09:00 – 12:00 Encerramento da MINICOP
09:15 – 10:15 PALESTRA MAGNA: “Plano de descarbonização” com Felipe Rigoni, Secretário de Estado do Meio Ambiente do ES (SEAMA)
10:15 – 11:00 PALESTRA MAGNA: “Planos de Ação Climática: Estratégias de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, com Prof. Neyval Costa (UFES)
11:15 – 11:30 PALESTRA MAGNA: ” O Estado Atual das Mudanças Climáticas Globais” com Carlos Nobre, Ph.D. em Meteorologia pelo MIT, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP)
Trilha: Do Rio a Belém – Conexão ES
15:30 – 16:45 PAINEL Inovação e Soluções na Indústria Brasileira para Sustentabilidade em Recursos Hídricos:
MEDIADORA: Maria do Socorro Lima Castello Branco, Especialista em Políticas e Indústria na Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Luiz Cláudio Victor Rodrigues, Gerente da Unidade de Gerenciamento de Projetos – Painéis Fotovoltaicos: Energizando Estações de Tratamento de Esgoto – CESAN
Eduardo Pedroza, Gerente de Novos Negócios na GS INIMA Industrial – Água de Reúso de Vitória e o Papel de
Soluções Hídricas Sustentáveis na Indústria Brasileira
Lucilaine Medeiros, Diretora Presidente AEGEA/ES, executiva para Assuntos de Regulação sobre Saneamento Básico – Sustentabilidade Hídrica – case: Água de Reúso PETROBRAS – AEGEA
Trilha: Negócios
13:30 – 14:45 PAINEL: Transição Energética e Sustentabilidade na Indústria.
MEDIADORA: Cíntia Dias, Membro do Comitê Qualificado de Conteúdo (CQC) de ESG do IBEF Espírito Santo
Fabio Campanholo, Gerente do Negócio de Energia da SUZANO
Rodrigo Araújo, Gerente Geral de Projetos de Descarbonização e Eficiência Energética da Vale
Alex Matilha, Gerente Geral de Inovação e Estratégia Industrial da ArcellorMittal
14:30 – 15:15 PALESTRA: “Logística Reversa” com Jessica Doumit – Diretora Presidente – Instituto Giro
15:00 – 16:15 PAINEL Meet the Makers: Soluções para o Clima
MEDIADORA: Licia Mesquita, Diretora Geral e Co-Fundadora do Impact Hub Vitória.
Amanda Albano (Bloom Ocean)
Guilherme Barbosa (Eco55)
João Vitor (Endelevo)
15:30 – 16:30 PALESTRA: Evolução das ações de sustentabilidade nos órgãos ambientais e novas perspectivas para o Brasil e Espírito Santo – Luciano Bazoni Júnior, Analista Ambiental do IBAMA
Trilha Agro
14:30 – 15:45 PAINEL: Desafios na pecuária frente às mudanças climáticas
Felipe Barbosa Martins, Coordenador de Pecuária da Seag
André Guarçoni, pesquisador do Incaper – Estratégias para recuperação de pastagens degradadas.
16:00 – 17:00 PAINEL: Programa de regularização ambiental
MEDIADOR: Pedro Carvalho, gerente de Integração e Acompanhamento de Projetos do Incaper
Murilo Pedroni – Coordenador Técnico do SENAR
Eduardo Chagas – Diretor Técnico do IDAF
Trilha: Transição Energética e Cidades Sustentáveis
13:15 – 14:45 PAINEL: O Potencial da Energia Eólica Offshore no Espírito Santo.
MEDIADORA: Fabiana Cruz, subsecretária de Estado de Meio Ambiente (SEAMA) e Coordenadora-Geral do Projeto Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro no ES.
Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) – Roadmap Eólica Offshore
Brasil: Perspectivas e Caminhos para a energia eólica marinha.
Raniere Rodrigues Melo de Lima, coordenador técnico de projetos de P&D do ISI-ER, IST SENAI-RN – Mapa da energia Eólica Onshore e Offshore no ES.
PITCH DE INVESTIDORES: Potencial e vantagens de investimento no ES para energía eólica offshore e sinergia cadeia petróleo e eólica offshore – Shell, Equinor e Petrobras
Quinta-feira (27)
Trilha: Do Rio a Belém – Conexão ES
09h30 – 10h45 PALESTRA MAGNA A Biodiversidade e o papel nas mudanças climáticas e no direito humano ao meio ambiente saudável. Mauren Lazzaretti, presidente da Abema e Secretária do MT
11h15 – 12h15 PALESTRA Governança Ambiental e Desenvolvimento Local Sustentável: O Papel Transformador dos Municípios. Mario Mantovani, presidente da ONG SOS Mata Atlântica
13h15- 14h30 PAINEL Engajamento da Sociedade Civil e Governança Climática
MEDIADORA: Quenia Lyrio, Diretora de Divulgação Científica na Ambiafro
Josy Santos, líder do Instituto Cória
Sueli Tonini, Gestora Ambiental
Andrea Carvalho, especialista em Direito Ambiental, Presidente da Câmara Técnica Recursal de Assuntos Jurídicos do Consema – Ecoansiedade
13h45 – 14h15 PALESTRA Agenda 2030 e os desafios da Territorialização. Fernando Assanti, Presidente do Instituto Selo Social
15h00- 16h15 PAINEL Diversidade e inclusão – os grupos vulneráveis e as mudanças climáticas.
MEDIADORA: Luana Loriano, head de Educação do Instituto das Pretas
Antônio Sami Brito, psicólogo e especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão. Com atuação no mercado há mais de 10 anos.
Alba Valério, historiadora, advogada, atua com Diversidade, Equidade e Inclusão.
Mariana Covre, advogada e professora em ESG regulatório em São Paulo/SP e Brasília/DF
16h15 – 17h15 PALESTRA Racismo Ambiental e Direitos Humanos Pedro Ronchi, Coordenador de Geoprocessamento, Inovação Tecnológica e Informações Ambientais no IEMA
Trilha Negócios
11h00 – 12h15 PAINEL A bioeconomia impulsionando o desenvolvimento social sustentável
MEDIADORA: Tamires Cruz dos Santos, Bióloga, Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas
Luiz Carlos Lessa, CEO do Banco da Amazônia
Hamilton Lacerda, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar/RJ)
Maria Tereza Umbelino, CEO e Fundadora do ecossistema BMV Global
11h00 – 11h45 PALESTRA Da materialidade à construção de relevância: O S no comando da jornada ESG do futuro. Priscila Gama, presidente do Instituto das Pretas
14h30 – 15h15 PALESTRA Como as iniciativas do Instituto Galo ajudaram o time a potencializar a marca. Fernando Monfardini, autor do Livro Compliance no Futebol, Especialista em GRC, ESG e Proteção de Dados. Consultor.
15h30- 16h45 PAINEL Finanças Sustentáveis
MEDIADORA: Eizen Wanderley, subsecretária de Estado de Fomento de Negócios Sustentáveis e Investimentos de Impacto da Seama
Gabriela Vichi de Almeida, diretora operacional do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes)
Daniella Lanna, coordenadora de inovação do Banestes
Silvia Guidolin, economista do BNDES
Trilha: Agro
09h15- 12h00 MESA REDONDA : Juventude Rural e Sustentabilidade
MEDIADOR: Vinicius Soares, coordenador da Juventude Rural pela SEAG;
MEDIADORA: Vera Martins, coordenador da Juventude Rural pelo INCAPER
13h15 – 17h15 WORKSHOP:: Prático Ambiental: Formação de profissionais autonomos para desenvolver sustentabilidade doméstica. Lumiar Ambiental
17h15 – 17h45 PALESTRA:: Reciclagem de Resíduos Orgânicos Ruston Gouvea, Diretor da Biolar Sustentável
Trilha: Transição Energética e Cidades Sustentáveis
09h15 – 10h30 PAINEL: Sustentabilidade e Economia Criativa nos territórios: a agenda Labconecta do HUB ES+
MEDIADOR: Leo Lopes, coordenador do Labconecta no HUB ES+
Conscientiza Piapitangui, Empreendedorismo de base comunitária e preservação do Vale das Cachoeiras, em Viana-ES
Ateliê Pandora da Luz (Upcycle)
14h15- 15h45 PAINEL: Cidades sustentáveis: resiliência, riscos e desastres
MEDIADORA – Ester Carro, Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Destaque FORBES Under 30(2023) na categoria design (arquitetura e urbanismo).
Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Estratégias para Redução de Riscos e Desastres
Aerton Paiva, fundador e presidente do Instituto Interelos especialista renomado e consultor de territorialidade– Resiliência Territorial em Acidentes
Hugo Ely Ramos, coordenador de Meteorologia no Incaper – Desafios na Previsão e Monitoramento de Eventos Meteorológicos Extremos no Brasil
16h00- 17h00 PARTE 2 PAINEL: Cidades sustentáveis: resiliência, riscos e desastres – Politica
MEDIADOR: Mário Louzada, Diretor Presidente do IEMA
Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião (SP)
Peter Costa, prefeito de Mimoso do Sul (ES)
Luciano Pingo, presidente da AMUNES e prefeito de Ibatiba.