O Espírito Santo vai poder receber vôos fretados de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. Segundo o secretário de Turismo, José Sales Filho, a ideia é realizar vôos charters (fretados) para divulgar e fortalecer o turismo capixaba.
“Estamos trabalhando há um ano e é um processo lento. Já temos uma articulação com a Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas. Também estamos tendo uma conversa boa com a Infraero, Polícia Federal, Receita Federal e ANVISA. Hoje o Aeroporto de Vitória não está desenhado para receber vôos internacionais, mas a nossa ideia é fazer vôo charter”, explica o secretário.
Ainda de acordo com Filho, os vôos seriam realizados ainda neste ano durante o verão, mas os planos foram adiados.
“Queremos fazer um vôo teste para que os vizinhos conheçam nosso Estado. Estamos conversando com empresários, agência de viagens, operadores e jornalistas. A nossa ideia era fazer nesse verão, mas mudamos a data porque está muito em cima. Mas pode acontecer em julho do ano que vem”, aponta.
A previsão é de que as obras de ampliação do Aeroporto de Vitória fiquem prontas em setembro de 2017. A expectativa do secretário é divulgar o Estado e fortalecer o turismo capixaba.
“O Espírito Santo é pouco conhecido nesses países e ele vai ser a novidade. Queremos fazer vôos fretados em quatro semanas seguidas. Em um primeiro momento, o governo articula a ideia para que depois o próprio mercado se desenvolva”, afirma.
>> Obras do Aeroporto de Vitória
Cerca de 40% das obras de ampliação do Aeroporto Eurico Salles de Aguiar, em Vitória, estão concluídas e correspondem a R$ 180 milhões. A informação foi divulgada durante visita do governador Paulo Hartung às obras na manhã desta sexta-feira (21).
Junto com uma comitiva de autoridades do governo e integrantes da bancada federal, ele conferiu o andamento do cronograma.
A estimativa é de que o novo aeroporto eleve a capacidade de transportar passageiros/ano de 3,3 milhões (hoje) para 8,4 milhões. A pista também ficará maior, passando de 1.750m (hoje) para 2.058m e, no futuro, será possível receber voos internacionais.