
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou que quer levar testagem de covid-19 para locais que concentram o transporte público de passageiros no próximo mês.
A proposta é ampliar o alcance dos testes rápidos, hoje oferecidos gratuitamente apenas em unidades da rede pública de saúde, para locais como terminais de ônibus e rodoviárias.
“Nós pretendemos, a partir de junho, estar avançando na testagem em territórios em que ocorram serviços de transporte coletivo em nosso Estado”, disse durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (10).
O secretário justificou a estratégia dizendo que o controle da pandemia passa, obrigatoriamente, por uma testagem em massa. Ele descreveu ainda uma outra meta de ampliação dos testes na rede pública.
“Queremos já ter consolidado a testagem em 70% de todas as unidades de saúde no Espírito Santo utilizando os testes de antígenos no momento da consulta do paciente sintomático”.
Resultados rápidos
A testagem por antígeno feita atualmente nas unidades de saúde tem resultado após 20 minutos. A coleta é feita na área nasal, por meio de uma haste, igual ao teste PCR. A intenção, deste tempo menor, é identificar o mais rápido possível se a infecção é por coronavírus e, a partir daí, promover o isolamento de indivíduos suspeitos e de seus contatos próximos. No início de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu 190 mil destes testes entre as prefeituras do Espírito Santo.
>> Motoristas de ônibus do ES devem ser vacinados contra covid-19 no mês de junho
>> ES tem transmissão comunitária da variante de Manaus e governo alerta para risco em população jovem