Os temporais que atingiram o Espírito Santo durante o fim de semana resultaram em um número impressionante de raios. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados quase 50 mil raios no estado.
A maior parte das descargas elétricas foi registrada no sábado (10). Entre as nuvens, foram 37.394 raios. Outros 8.715 atingiram o solo capixaba durante os temporais.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Já no domingo (11), foram 813 raios que atingiram o solo, enquanto outros 2.477 ocorreram entre as nuvens.
Segundo o ELAT, o fenômeno acontece devido à grande quantidade de chuva associada a um “cavado” na região. Cavado é uma área alongada de uma baixa pressão, está associado a instabilidade na atmosfera, causando muitas descargas atmosféricas.
Temporais assustam capixabas
O temporal que atingiu parte do Espírito Santo na tarde de sábado (10) provocou a queda de, pelo menos, sete árvores em Vitória. Uma delas atingiu uma casa e outras duas caíram em cima de um táxi.
Uma das ocorrências de queda de árvore, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aconteceu no bairro Goiabeiras, próximo ao antigo aeroporto. Duas árvores caíram em cima de um táxi. De acordo com a pasta, ninguém ficou ferido.
A queda de uma fase de energia ocasionou a inoperância de semáforos em um cruzamento da Avenida Adalberto Simão Nader. Equipes de manutenção, de acordo com a prefeitura, trabalham para solucionar o problema. Agentes da Guarda Municipal de Trânsito sinalizam a via.
Já no domingo (12), a queda de uma árvore na Rua Castelo Branco, em Vila Velha, na Grande Vitória, assustou moradores da região, além de ter obstruído parte da via onde a estrutura caiu.