Pela segunda semana consecutiva, o Espírito Santo terá todos os seus municípios classificados no risco baixo para a covid-19. A versão mais recente do mapa de risco, que vai valer na semana que vem, foi divulgada pelo governo do Estado no final da tarde desta sexta-feira (03).
Além disso, será a terceira vez que todas as cidades capixabas ficarão na classificação verde, desde que o mapa de risco começou a ser utilizado pelo governo do Estado para determinar as regras de funcionamento das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus. A outra vez que isso aconteceu foi entre os dias 13 e 19 de setembro.
Com o mapa mantido 100% verde, todos os municípios do estado continuam podendo adotar medidas mais flexíveis em suas atividades econômicas e sociais, porém ainda com certa cautela.
Não há mais, por exemplo, restrições no horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. No entanto, esses e os demais estabelecimentos devem continuar adotando as medidas preventivas para evitar o contágio da doença — uso de máscara, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel, entre outras.
Saiba o que é permitido nas cidades em risco baixo:
Comércio
– Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m², obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.
– Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (1 pessoa por 14 m²).
Shoppings
– Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 01 (um) cliente por cada 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.
Academias
– Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.
Boates
– Funcionamento continua proibido
Medidas Sociais
– Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).
– Obrigatoriedade para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).
– Abordagem às pessoas para orientação.
– Determinação para o uso de máscaras pelas pessoas fora do ambiente residencial.
– Proibição de funcionamento de boates.
– Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.
– Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.
– Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.
– Monitoramento de casos suspeitos e infectados.
Microrregiões do ES continuam fora da ‘fase azul’
Apesar da notícia de que o Espírito Santo continua “todo verde”, nenhuma microrregião capixaba ainda conseguiu atingir o risco muito baixo, representado pela cor azul no mapa de risco. Na próxima quarta-feira (08), completará um mês que a nova matriz de risco está em vigor.
A chamada “fase azul”, que possibilita ainda mais flexibilização nas regras de funcionamento das atividades, principalmente nos eventos, só é obtida quando as regiões atingem determinadas metas de vacinação, em cada faixa etária.
Para chegar a fase azul, a microrregião deverá ter: pelo menos 80% da sua população adulta com as duas doses da vacina ou dose única; 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com pelo menos a primeira dose; e 90% da população idosa, acima de 60 anos, e de imunossuprimidos com a dose reforço.
Segundo dados do governo do Estado, 9 das 10 microrregiões capixabas já conseguiram superar a meta de vacinar, com as duas doses, 80% das pessoas com mais de 18 anos. Além disso, metade delas já vacinou com a D1 os adolescentes.
A dificuldade maior continua sendo atingir a meta de 90% para a dose de reforço em idosos. As microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana são as mais próximas de atingir esse percentual: estão com 81,36% e 81,01%, respectivamente.
Além de atingir as três metas de vacinação, cada município da microrregião deverá ter pelo menos um ponto para testagem livre, no qual a pessoa poderá realizar o teste gratuitamente quando julgar necessário — mesmo se não apresentar sintomas.
A cidade de Laranja da Terra é a primeira do Espírito Santo a alcançar o risco muito baixo para transmissão de covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em suas redes sociais, na tarde da última terça-feira (30).
No entanto, para que as regras da fase azul passem a valer na cidade é preciso que os municípios vizinhos também atinjam essas metas, uma vez que o risco muito baixo é atribuído apenas às microrregiões.
Confira quais municípios compõem cada microrregião:
1 – Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari
2 – Central Serrana: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina
3 – Sudeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo
4 – Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy
5 – Central Sul: Castelo, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro e Apiacá
6 – Caparaó: Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado
7 – Rio Doce: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu
8 – Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã
9 – Nordeste: Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré e Ponto Belo
10 – Noroeste: Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia e Mantenópolis