Subiu para 16 o número de pessoas desalojadas no Espírito Santo após as fortes chuvas que atingem o Estado desde o último final de semana. Segundo a Defesa Civil estadual, as ocorrências foram nas cidades de Viana (04), Vitória (07), Colatina (02) e Cariacica (03).
Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil, foram registrados nos municípios de Marilândia, Rio Bananal, Colatina, Aracruz, Baixo Guandu, Santa Maria de Jetibá, Montanha, Cariacica e Barra de São Francisco.
Alertas
O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para o risco alto de movimentos de massa, como deslizamentos de terra, nas cidades de Fundão, Ibiraçu, Serra, Aracruz, Rio Bananal, Marilândia, Colatina e Governador Lindenberg.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu um alerta de acumulado de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia para os 78 municípios do Estado. O aviso vale até as 10 horas da terça-feira (27).
Feriado com chuva
Segundo o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Hugo Ramos, depois de um final de semana chuvoso, a previsão é de que a semana continue com clima instável em todo estado.
“A partir de quarta-feira, podemos ter a contribuição de alguma umidade que deve provocar uma chuva isolada. A tendência é que para o final de semana o tempo volte a ficar instável, com o aumento da umidade em razão da passagem de uma frente fria, que pode provocar o aumento da instabilidade”, disse.
Hugo Ramos ainda afirmou que a tradicional chuva em Dia de Finados pode se repetir, também, neste ano. “Pode haver um tempo chuvoso no próximo fim de semana, porém não tão intenso como o que a gente estava esperando no fim de semana passado. De acordo com as condições iniciais, pode ser que este ano volte a chover em Finados”, confirmou.
>> Leia também: Feriado de Finados deve ser de chuva em grande parte do Espírito Santo, afirma meteorologista