Geral

ES tem 91,55% de ocupação em leitos exclusivos para covid-19; doze hospitais estão sem vagas

Dados mostram ainda que sete hospitais não têm mais leitos disponíveis para tratamento de nenhuma doença

Foto: Diego Simão/TV Vitória

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da covid-19 no Espírito Santo chegou a 91,55% e 12 hospitais não têm mais leitos do tipo disponíveis. As informações são do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, atualizado na manhã desta quinta-feira (25). Os dados mostram ainda que sete hospitais não têm mais leitos disponíveis para tratamento de nenhuma doença.

O número representa um total de 748 pacientes internados em estado grave na terapia intensiva, levando em consideração um total de 817 leitos do tipo. Já os leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da doença, somam 784 em todo o Espírito Santo. Destes, 82,14% estão ocupados. Ao todo, somados os leitos de enfermaria e UTI, o estado possui 1.603 leitos ativos para o atendimento de pessoas infectadas pela covid-19, com uma taxa de ocupação geral de 86,95%.

Ocupação nos hospitais

O Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares mostra que, pelo menos sete hospitais capixabas, não possuem mais leitos em UTI para tratamento de nenhum tipo de doença. Ao levar em consideração os leitos de UTI exclusivos para o tratamento da covid-19, o cenário é ainda pior: são 12 hospitais com 100% de ocupação.

Os números são relativos à oferta de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas redes pública, privada e filantrópica. A lotação acontece em hospitais espalhados por todo o Espírito Santo, inclusive em unidades onde recentemente foram abertos mais leitos.

Na Grande Vitória, não há mais leitos para nenhum tipo de atendimento em UTIs no Hospital Evangélico de Vila Velha, Vila Velha Hospital e no Hospital Bezerra de Farias. No Hospital Central, já são 100% de leitos de UTI para covid-19 ocupados e quase 95% dos leitos UTI gerais. Já no Hospital Infantil, 100% de ocupação nos leitos UTI covid-19 e 92% nos leitos de UTI gerais.

No interior do Estado, não há mais vagas de UTI para nenhum tipo de doença no Hospital Estadual Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco; Hospital Roberto Silvares, em São Mateus; Hospital São Camilo, em Aracruz; e no hospital Evengélico de Cachoeiro de Itapemirim.

Ocupação de 100% nos leitos exclusivos para covid-19 no Hospital Geral de Linhares; Hospital Silvio Avidos, em Colatina; e no Hospital Estadual São José do Calçado.