Geral

ES tem cinco internações em estado grave por suspeita de febre amarela

Os casos são de zona rural. Em uma das notificações a suspeita da doença já foi descartada, mas 18 pessoas ainda continuam internadas. Três morreram

O Ministério da Saúde estuda vacinar todas as crianças do país Foto: Divulgação/Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (26) os números atualizados de suspeita de febre amarela no Espírito Santo. De acordo com a secretaria, cinco pessoas que estariam com a doença estão internadas em estado grave.

Segundo a Sesa, foram recebidas 33 notificações de suspeita de febre amarela. Um caso já foi confirmado e agora três mortes estão sendo investigadas. Mas de acordo com o órgão, essas pessoas também estão com quadro indicativo de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes. Os casos são de zona rural. Em uma das notificações a suspeita da doença já foi descartada, mas 18 pessoas ainda continuam internadas. Dentre elas, 13 estão em estado estável. Ainda segundo a secretaria, dez pessoas receberam alta hospitalar.

Vacina 

Por conta do número de casos que vem aparecendo, o Ministério da Saúde vai discutir a incorporação da vacina contra febre amarela para crianças de todo o País. Uma corrente de pesquisadores, no entanto, avalia ser necessária a extensão da proteção para crianças de todo o território nacional. 

O diretor do departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou que a discussão será feita por um comitê assessor do ministério. Ela somente será retomada, no entanto, depois de encerrado o surto da doença, o pior enfrentado no Brasil nos últimos 14 anos.

Números 

>> Total de internados: 18
– Estáveis: 13
– Graves: 5
>> Alta hospitalar: 10
>> Confirmado: 1
>> Descartado: 1
>> Morte: 3

Total de notificações recebidas: 33