
Em entrevista coletiva na segunda-feira (03) o secretário de Estado de Saúde Nésio Fernandes adiantou que ainda nesta semana deve divulgar o relatório parcial das investigações de possíveis casos de reinfecção por coronavírus no Espírito Santo.
De acordo com o Nésio e com o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o Estado tem recebido notificações de pessoas que fizeram o teste RT-PCR – que identifica pacientes que estão com o vírus ativo – e resultaram positivo e, após um tempo maior, de 30 dias por exemplo, realizaram o teste de novo e deram positivo novamente.
Os casos estão sendo avaliados e na sexta-feira os resultados do estudo serão apresentados.
Ainda segundo os secretários, os 100 primeiros casos confirmados da doença no Estado foram chamados para realizarem novos testes e foram reavaliados.O objetivo foi analisar os aspectos da imunidade das pessoas após a infecção pelo novo vírus.
Nova onda de casos

Questionado pela reportagem do Folha Vitória sobre uma possível nova onda de casos, por conta do aumento do contato social visto nos últimos dias, o subsecretário Luiz Carlos Reblin disse que o Estado tem monitorado o comportamento da pandemia através do Mapa de Risco.
“A qualquer sinal de aumento da incidência, o município será reclassificado no mapa de risco. Todas as coordenações de Atenção Primária estão orientadas sobre os atendimentos de casos e monitoramento dos doentes. Toda a população também pode acompanhar o Painel Covid-19 ES a incidência da doença no Estado. O mesmo pode ser feito pelas secretarias municipais como forma de pensar estratégias para conter a doença em seus territórios”, disse.
Ainda segundo Reblin, uma nova testagem em massa está previsa para acontecer em agosto, num novo Inquérito Sorológico. A previsão é de que 13 cidades participem da pesquisa.