Geral

Escola cívico-militar: o que os pais esperam do novo modelo de educação em Viana?

A escola, localizada no bairro Vila Bethânia, vai ofertar, no total, 400 vagas para o Ensino Fundamental

Foto: Divulgação

As inscrições para garantir uma vaga na escola cívico-militar de Viana terminam nesta sexta-feira (21) e, de acordo com a prefeitura, a busca está tão grande que, nas primeiras 24 horas de abertura das inscrições, mais de 1.900 pais já haviam registrado o nome dos filhos. 

A escola, localizada no bairro Vila Bethânia, vai ofertar, no total, 400 vagas para o Ensino Fundamental. O período letivo deve começar até o início de abril, segundo a prefeitura.

Além dos pais de Vila Bethânia, em Viana, famílias de outros municípios, como Domingos Martins e Itaguaçu, já fizeram a inscrição para tentar garantir a vaga dos filhos na instituição. A prefeitura de Viana informou, entretanto, que a prioridade será para alunos do bairro onde fica a escola e, posteriormente, para bairros próximos. Caso ainda haja vagas disponíveis, estas serão sorteadas para os inscritos de outros locais.

Pais de estudantes que moram na região já estão com alta expectativa para a novidade. O Elessandro Paiva, por exemplo, é morador do bairro e afirma que vai tirar as filhas Letícia e Sofia, de 12 e 6 anos de idade, da escola particular em que estudam atualmente. “Estou apostando tudo nessa escola cívico-militar. Espero muito desse novo regime. Por ser uma escola modelo no estado e por ter normas diferentes das outras. Minhas filhas estão muito animadas com a chance de poder estudar nesse novo modelo”, afirmou.

A Karina Karla Souza, que também é moradora do bairro, espera o melhor em termos de estrutura e disciplina. Segundo ela, a filha Emanuelly Souza, que está no 7º ano, ficou um pouco assustada no início, mas depois aceitou a ideia e pediu para que a mãe fizesse a inscrição. “Claro que de inicio é uma coisa nova e ela ficou meio receosa, mas vejo que, em relação a educação, será ótimo. Sabemos que são escolas com uma boa estrutura e um aprendizado de excelência e referência na educação básica no Brasil”, disse Karina.

Quem também está apostando no novo modelo de educação é a Ione Aparecida da Silva. O filho, Pedro Lucas, tem 9 anos e está no 4º ano. Segundo a mãe, ele está ansioso e empolgado com a possibilidade de estar na nova escola. “Ele já tem, mais ou menos, ideia de como será o uniforme militar e está amando a história. Eu, como mãe, estou mais empolgada ainda. Acredito que, com essa violência que temos, a escola será muito boa para capacitar esses jovens, com uma educação diferenciada”, disse.

Já a Juliana Porto optou por inscrever os dois filhos na escola cívico-militar. O mais velho, Luiz Felipe, está no 8º ano e já participa da banda júnior da Polícia Militar há dois anos. Para a mãe, isso já serviu para entender um pouco da disciplina, o que fez muito bem para ele. “Já vejo como funciona o sistema. A disciplina dele como musicista, melhorou muito nas notas das provas escolares e no comportamento, que por sinal já era bom”, disse.

Juliana ainda disse que espera que haja uma oportunidade de uma escola de Ensino Médio, para que ele continue os estudos no modelo de educação após terminar o Ensino Fundamental em Viana. Já a filha mais nova, Anna Júlia, já deve ingressar na escola cívico-militar desde o 1º ano.

Um dia após o início das inscrições, diversas famílias já receberam visitas de representantes da prefeitura, que realizaram triagens e conferências das informações. Um outro aspecto favorável apontado pelos pais é a proximidade de casa com a nova escola, gerando economia com o transporte escolar, por exemplo.

Escola Cívico-Militar de Viana

As obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico Militar João Natalício Alves Pereira, em Vila Bethânia estão em fase de finalização. O modelo de educação que será ofertado no local é inédito no Espírito Santo. De acordo com a prefeitura de Viana, as aulas serão iniciadas no mês de abril.

Apesar de ser um modelo defendido pelo Ministério da Educação e pelo presidente Jair Bolsonaro, a escola localizada em Viana não faz parte do projeto do Governo Federal. Os investimentos na obra, cerca de R$ 4 milhões, são da prefeitura. 

A prefeitura fez um convênio com a Polícia Militar do Espírito Santo, pelo qual PMs aposentados vão trabalhar em parceria com os professores da rede Municipal de Ensino, na gestão do modelo pedagógico proposto. 

De acordo com a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário, disse que, além das matérias convencionais, uma nova disciplina será ofertada. “Nós criamos uma disciplina chamada Ética, Cidadania e Ordem Unida. Nela vamos ter uma parceria com os policias da reserva que tenham uma graduação. Esse policial, juntamente com nossos professores, todos civis, vão trabalhar a disciplina com nossos alunos”, afirmou.

As inscrições para a escola tiveram início na segunda-feira (17) e já registrou mais de 2 mil inscrições, que seguem exclusivamente por meio online até às 23h59 de sexta-feira (21) e devem ser feitas pelos pais ou responsáveis pelos estudantes. A divulgação geral dos alunos será realizada no dia 25 de fevereiro no site