Solidariedade e humanização. Foi com base nesses ideais que alunos e professores da Escola Estadual Elza Lemos Andreatta, localizada no bairro Ilha das Caeiras, em Vitória, idealizaram o projeto “O que me aquece também aquece meu irmão”.
A partir de estudos sobre a história da Ilha das Caeiras, que faz parte do complexo demográfico da “Grande São Pedro”, os professores de História da instituição, Giulene Dias Santos e Fábio Ferrari, organizaram junto a aproximadamente 250 alunos a ideia de um “varal solidário”. A ação irá acontecer no próximo domingo, das 8h às 12h, na Feira Livre que acontece na Rua Natalino De Freitas Neves, em São Pedro.
Segundo a diretora da instituição, Leonara Marcolano, o ato visa trabalhar a união e correlação entre estudantes e comunidade. Ela afirma que outras ações solidárias já foram realizadas pela escola, como a entrega de leite para o Asilo dos Idosos de Vitória, mas essa nova iniciativa tenta beneficiar a população da região durante o inverno. “Nós acreditamos que não exista pessoas tão pobres que não tenham nada para doar ou pessoas tão ricas que não possam receber”, afirmou.
Giulene Dias Santos, professora de história e uma das responsáveis pelo projeto, ressalta que a importância do “varal solidário” é a questão de dar uma maior dignidade ao ato solidário. “Os agasalhos não são simplesmente entregues a comunidade, mas escolhidos pelos moradores que necessitam da doação. Os nossos alunos não doaram o que não queriam, e sim dividiram o que tinham”, assegurou.
Durante a campanha foram arrecadadas cerca de 500 peças, grande parte doada pelos professores, alunos e seus familiares.