Geral

Escola Viva em Vitória é ocupada por estudantes contra PEC 241

Estudantes decidiram em assembleia pela ocupação e um grupo de aproximadamente 30 alunos estão no local, porém, apesar da presença dos estudantes, Sedu não confirma ocupação

Os estudantes chegaram ao local na manhã desta terça-feira (01) depois de decidirem em assembleia realizada na noite anterior pela ocupação Foto: Divulgação

A Escola Viva, que fica no bairro São Pedro, em Vitória está ocupada por um grupo de aproximadamente 30 estudantes que são contrários à PEC 241 e a medida provisória que prevê mudanças no Ensino Médio. Os estudantes chegaram ao local na manhã desta terça-feira (01) depois de decidirem em assembleia realizada na noite anterior pela ocupação.

“Fizemos uma assembleia e fizemos a votação sobre a ocupação. 120 alunos votaram a favor e 74 foram contra. Então viemos para cá logo cedo, por volta das seis da manhã e nos concentramos antes da ocupação de fato”, afirmou a estudante líder do movimento Eloise Silva.

Apesar de terem chegado pela manhã na Escola Viva, Jonas Lubes, da União Nacional dos Estudantes, informou que a ocupação ocorreu por volta das 13h30 desta terça-feira (01). Ele disse também que a Polícia Militar foi acionada pela direção da escola e que as aulas do turno da manhã não foram interrompidas.

“Os estudantes estão sim dentro da escola, mas não se tem o controle de quem entra ou sai do local”, afirmou.

Mas o posicionamento da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) é diferente do que foi afirmado pelos estudantes. De acordo com a Sedu, a Escola Viva não foi ocupada porque na assembleia realizada pelos alunos ficou decidido por votação pela não ocupação. 

De acordo com um levantamento feito pela Sedu, 56 escolas foram ocupadas desde a última semana. Prédios da Universidade Federal do Espírito Santo e do Ifes também foram ocupados.