Com o objetivo de assegurar a política de segurança de alunos e professores, 144 escolas da rede municipal da Serra terão um botão do pânico, a partir do mês de fevereiro de 2023. O aparelho disponibilizado nas unidades de ensino irá emitir um sinal de alerta para a Guarda Municipal em casos de emergências.
O novo dispositivo estará presente em 76 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em 68 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), além do prédio onde funciona o setor administrativo da Secretaria de Educação (Sedu), localizado em Serra Sede.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Entenda como funciona
Ao ser acionado, o botão do pânico irá enviar um sinal de socorro para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal. O alerta também será enviado para os smartphones que estão com as viaturas da Guarda.
Na tela da notificação, os agentes serão informados sobre a localização e os dados de quem acionou o aparelho. Assim, a viatura mais próxima será encaminhada para o local da ocorrência em poucos minutos.
Outras funções
Além de enviar o alerta, o dispositivo irá captar, transmitir e gravar o áudio do local da ocorrência, imediatamente após o acionamento, de modo que os agentes que estiverem na central serão capazes de ouvir o áudio em tempo real do ambiente de onde partiu o pedido de socorro.
Com tecnologia desenvolvida pelo INTP S/A desde 2013 e já utilizado como método de fiscalização das medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica, o aparelho visa acelerar todo o processo de pedido de socorro, de forma discreta e silenciosa, e promover uma redução no tempo de resposta às ocorrências.
Para colocá-lo em prática, será realizado um período de treinamento e adaptação dos profissionais da Educação do município.