O Espírito Santo terá mais 35 Escolas do Futuro no próximo ano, totalizando 50 escolas com o novo programa de ensino. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, com o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, pelas redes sociais.
Escola do Futuro é uma certificação de ensino implementada em escolas estaduais já existentes no Espírito Santo. Neste ano, foram 10 escolas que receberam o programa e, em 2023, cinco.
Leia também:
> Detentos ajudam a construir casa popular com tijolos ecológicos em Viana
> Lotofácil da Independência pode pagar R$ 200 milhões hoje; veja números mais sorteados
> IEL-ES tem vagas abertas de estágio e emprego na Grande Vitória
O programa visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas, como o uso da inteligência artificial.
No vídeo de anúncio, o governador explica que as escolas receberão laboratórios e equipamentos de inovação.
“Com metodologias pedagógicas inovadoras, incorporação de equipamentos de laboratório de inovação, uma cultura de inovação e um ambiente totalmente voltado para conectar aluno, professor e servidor a esse ambiente de inovação”, contou.
As ações são baseadas em metodologias ativas e aprendizagem híbrida para desenvolver as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusive relacionadas à cultura digital.
Nas aulas de Matemática, por exemplo, é utilizado para a revisão de conteúdos como função de primeiro grau, nivelamento e descritores de matemática, o aplicativo Kahoot.
Nas aulas de História, está sendo utilizado o aplicativo Haquê, envolvendo histórias em quadrinhos sobre povos originários, diversidade cultural, religiosa e étnica.