Geral

Escolas municipais de Cariacica vão receber botão do pânico

Segundo a prefeitura do município, o aparelho será acionado sempre que alguma unidade de ensino passar por uma situação de emergência

Foto: Prefeitura de Cariacica / Claudio Postay

As escolas da rede municipal de ensino de Cariacica vão passar a contar com mais uma medida de segurança: a implementação de um botão do pânico. O aparelho será acionado sempre que alguma unidade de ensino passar por uma situação de emergência.

Segundo a Prefeitura de Cariacica, a medida, que foi apresentada na manhã desta terça-feira (11), faz parte de uma série de medidas que estão em fase de implementação nas escolas do município. Elas são voltadas para auxiliar na segurança de alunos e professores.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Durante a próxima quinta-feira (13), os diretores das unidades de ensino municipal passarão por um treinamento e a partir disso, a ferramenta já estará apta para utilização em caso de emergência. 

Nas apresentações do dispositivo, o secretário de Educação interino, Rogério Guimarães, destacou as medidas que estão sendo adotadas para a manutenção da segurança nas redes de ensino.

“Teremos um protocolo de segurança onde, além da disponibilização do botão do pânico, também terá limitação de circulação de pessoas no ambiente escolar, atendimento por meio de agendamento prévio e ampliação do videomonitoramento nas escolas”, ressaltou.

Além disso, durante a explicação, o secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor, destacou que o aplicativo com o botão do pânico será integrado à Guarda Municipal, que irá direcionar o chamado às forças de segurança competentes.

“Esse trabalho conta com a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil e ainda poderá contar com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, por meio de um termo cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e o órgão federal”, detalhou.

Escolas do ES também terão suporte de psicólogos e assistentes 

Após os recentes ataques ocorridos no país, durante a tarde de terça-feira (11), o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), anunciou durante coletiva a contratação de 300 assistentes sociais e psicólogos visando à prestação de apoio socioemocional aos estudantes e profissionais da rede estadual.

Inicialmente, os profissionais serão contratados via Designação Temporária (DT) e ficarão distribuídos nas superintendências de Educação, atendendo a grupos de escolas.

As contratações deverão ocorrer ainda este ano, mas a data não foi divulgada pelo governo. Segundo o governador, o reforço no suporte socioemocional nas escolas capixabas faz parte do Plano Estadual de Segurança nas Escolas, que ainda será lançado oficialmente no próximo dia 27 de abril. 

LEIA TAMBÉM: Escolas do ES vão ter suporte de 300 psicólogos e assistentes sociais