As notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015, divulgadas nesta terça-feira (04) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, mostram a disparidade entre os ensinos público e privado no Espírito Santo.
A maioria das escolas na lista do MEC é pública. Mas a primeira escola estadual no ranking aparece somente a 66ª colocação, atrás de 72% das instituições privadas de ensino do Estado contidas no rol do Enem.
A nota final da escola particular que liderou o ranking ficou mais de 80 pontos acima da nota da escola estadual, especialmente nos quesitos relacionados à Matemática e Redação.
As 15 mais
As 15 primeiras escolas mais bem classificadas no Enem do ano passado possuem um perfil muito parecido. Todas as instituições são privadas e ensinam alunos de nível socioeconômico muito alto.
Confira a lista completa do desempenho das escolas capixabas no Enem.
Mais de 85% delas estão localizadas na região metropolitana – nove em Vitória, três em Vila Velha e uma na Serra. As outras duas estão em Santa Teresa e Cachoeiro de Itapemirim. Cerca de 46% ensinam até 30 alunos; 33% possuem um corpo docente superior a 90 pessoas.