O ano letivo nas escolas públicas do Espírito Santo começou nesta quinta-feira (2) com a implantação da certificação Escola do Futuro em cinco unidades da Grande Vitória. A certificação tem como objetivo fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para isso, os professores das escolas certificadas passaram por uma capacitação para proporcionar a vivência baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica.
Na capacitação, os professores também foram auxiliados na elaboração experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “aprendizagem criativa”, “gamificação” e “ferramentas digitais”.
LEIA TAMBÉM: Ensaios técnicos são suspensos após morte de jovem no Sambão
O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, estiveram na manhã desta quinta-feira no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha, para lançar o programa.
“Estamos iniciando o ano letivo em nossas escolas com muita alegria e uma novidade, que são as Escolas do Futuro, com um ambiente apropriado para que a comunidade escolar, tanto professores quanto alunos, se envolvam cada vez mais em um ambiente com mais tecnologia, inovação e criatividade”, pontuou.
Casagrande ressaltou ainda o foco na formação dos professores para que eles possam interagir efetivamente com o aluno e “deixá-lo voar”.
“Queremos formar pessoas completas não só em termos de conteúdos, mas também com capacidade de serem criativas e de enfrentarem problemas no seu dia a dia. Iniciamos com o programa em cinco escolas e aos poucos vamos expandindo para as demais unidades da rede estadual”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Cartórios de 8 cidades do ES começam a emitir RG; veja locais
O secretário de Educação, Vitor de Angelo, destacou que o programa Escola do Futuro é uma certificação para escolas que já existem e que fazem um trabalho importante com o uso da tecnologia, inovação e experimentação.
“O objetivo é que a Sedu apoie, com uma política intencional e estruturada, as ações educacionais com o emprego em larga escala de tecnologia e inovação para a criação de ambientes modernos e de muita experimentação para todos os componentes curriculares, de forma que os professores e alunos desenvolvam as competências de ensinar e aprender, pensando nas demandas do século 21”, destacou
Estão certificadas como Escola do Futuro o CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha, a Escola Estadual de Ensino Médio Mario Gurgel, também em Vila Velha, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória, e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.