Com a transmissão comunitária do Coronavírus, a expectativa é de que o número de casos aumente e, com isso, o número de pessoas internadas também. Nove pacientes com a covid-19 já estão internadas em leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Estado. Atualmente, há 96 casos confirmados de Coronavírus no Espírito Santo.
Dentre esses pacientes internados, o cirurgião do aparelho digestivo e médico intensivista Antônio Viana informa que seis são idosos e três são jovens, o que prova que não apenas idosos que vão para a UTI.
“O Estado tem se preparado para receber esses pacientes. Temos 47 leitos de UTI no Hospital Jaime dos Santos Neves, que é a unidade de referência, e temos a programação de montar mais 170 leitos para receber outros pacientes, dentro desse hospital”, disse o médico.
Ele alerta que, com o passar dos dias, percebe-se que as pessoas estão ficando despreocupadas e indo para as ruas, o que é preocupante. “Estamos começando o período de transmissão comunitária, o que vai fazer com que os casos aumentem muito. Isso nos preocupa, porque em terapia intensiva já temos uma sobrecarga de pacientes que precisam desse serviço. Isso significa que quando chegarmos ao ápice da curva da doença no Estado, teremos muitos doentes precisando de vaga em uma UTI. Sem mencionar os pacientes que por outros problemas, como infarto ou AVC, também vão precisar. Por isso, é muito importante manter o isolamento social”.
O médico lembra que se um jovem é contaminado com o Novo Coronavírus e precise da UTI, ele ficará internado e, quando um idoso precisar, ele não terá vaga para a sua internação. “‘Escolher’ entre vidas, como está acontecendo em outros países, é um assunto muito delicado, mas pode se tornar uma realidade”.
Para Antônio Viana, o que o mundo está vivendo é um dos maiores impactos sobre a humanidade. “É um impacto social, econômico, na educação e político. Não podemos achar que é algo simples. Haverá dias mais difíceis que os que estamos passando. Não podemos relaxar. A mensagem mais importante é manter o isolamento social”, afirma o médico.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o Espírito Santo conta com 1.115 leitos. Mais da metade desse número estão no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Sesa, 339 desses leitos ficarão exclusivos para atendinento pacientes com o Novo Coronavírus e 240 estão sendo construídos ou adequados nos hospitais de referência.
Com informações de Andressa Missio, da TV Vitória/ RecordTV