Uma infestação de escorpiões tem preocupado moradores da zona rural do município de Marataízes, no Sul do Espírito Santo. Vídeos e fotos feitos por moradores mostram dezenas destes animais espalhados pelos cômodos de inúmeras casas.
A população tem ficado com medo por conta da facilidade que os animais possuem de entrar nas residências. Segundo moradores, esta não é a primeira vez que os escorpiões aparecem.
A dona de casa Juliana Gomes Nascimento disse que o maior medo é em relação as filhas. Por causa do receio em relação à picada dos escorpiões, a mulher preferiu se mudar temporariamente para a casa da mãe.
São tantos escorpiões que os moradores estão juntando os animais em potes.
Em entrevista à TV Vitória/Record TV, o biólogo Felipe Mello explicou que se trata de uma infestação de escorpiões amarelos. De acordo com ele, a picada dos animais pode ser perigosa e, inclusive, levar a morte.
“Eles são bem comuns no sudeste do Brasil, nas áreas urbanas e rurais e, como quase todos os escorpiões, oferecem perigo principalmente para crianças. A picada pode causar dor, inchaço, latejamento do membro e até a morte”, afirma.
Os moradores suspeitam que os escorpiões estejam entrando nas casas por causa do lixo acumulado nos arredores da região.
O biólogo esclareceu que o lixo não atrai os escorpiões. No entanto, baratas e outros insetos são atraídos pela sujeira acumulada e, desta forma atraem os escorpiões que se alimentam destes insetos.
Casos se tornam mais frequentes no calor
Os escorpiões se aproximam cada vez mais das áreas urbanas, principalmente, no verão, que é quando as temperaturas estão mais elevadas.
No entanto, ambientes com pouca luz, muita umidade e calor também são um “prato cheio” para os bichos e podem atrair com facilidade diversos tipos de escorpiões.
Saiba como se proteger dos escorpiões
Para evitar que os escorpiões se tornem um perigo para a população, o biólogo Felipe Mello listou alguns cuidados básicos e medidas de segurança eficazes que os moradores devem seguir, como:
– verificar se existem frestas em janelas e portas. Embora sejam espaços pequenos, os escorpiões conseguem se infiltrar;
– colocar toalhas embaixo de portas para impedir a entrada dos animais;
– vedar os ralos da casa e deixá-los tampados enquanto não estiverem em uso. Caso haja uma grade no ralo, deixe-a sempre fechada. Senão, coloque um saco plástico antes do ralo para vedar a entrada.
Orientações para quem foi picado
Mello deu orientações para quem for picado por um escorpião. Veja:
– procure imediatamente um posto de saúde ou chame uma ambulância do SAMU, pois o operador de saúde saberá qual hospital da região possui o antídoto certo para o veneno do escorpião;
– se tiver algum habilitado no local, capture o animal e leve num pote para que assim o médico saiba qual soro aplicar para cada tipo de escorpião.
O que diz a prefeitura?
A prefeitura de Marataízes foi ao local e constatou que em um terreno particular perto das casas há um criadouro de escorpiões. O proprietário foi notificado.
Por ser uma área com residências e animais domésticos, não é recomendado o uso de veneno do escorpião.
Segundo a administração municipal, foi feita uma ação educativa na região e foram distribuídos panfletos para conscientização.