Há alguns anos, os formatos mais tradicionais de aulas começaram a dividir espaço com metodologias novas de ensino focadas na sociedade mais tecnológica e colaborativa que se desenha na atualidade. Se os formatos de aulas mudaram, o mesmo pode-se dizer dos ambientes onde a aprendizagem acontece. Nesse contexto, desde 2018, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci criou um espaço inovador que estimula e dá suporte ferramental às também inovadoras disciplinas de Design Thinking e Visualização e Solução de Problemas, ministradas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.
Chamada de Bottega Leonardo, cuja inspiração vem do termo italiano que significa oficina, o espaço é um lugar de fazer, exercitar a criatividade, trabalhar em equipe e criar soluções a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos em outras disciplinas e do domínio de ferramentas tecnológicas como cortadoras a laser (CNC), impressoras 3D, termoformadoras e arduino, além de instrumentos mais tradicionais como martelo, pregos e furadeira.
De acordo com o professor de Geografia e Design Thinking Marcelo Moreto, o objetivo da iniciativa é formar indivíduos autônomos, participativos, pensadores, criadores, avaliadores, sensíveis às necessidades do outro e capazes de resolver problemas. “Tem-se a ideia de que a escola ensina matemática, geografia, ciências, português. Mas a gente acredita que a nossa missão é maior. Precisamos formar cidadãos com habilidades e competências para resolver demandas sociais e científicas. Isso não se aprende apenas com disciplinas específicas”, ressalta Moreto.
Um exemplo de desafio proposto aos alunos na Bottega é a criação de quadros que possam ser apreciados por pessoas com limitações visuais. “No processo de criação, é exigida a leitura de mundo, a identificação das necessidades, a idealização de soluções e a criação de algum material concreto. O resultado não consiste simplesmente em fazer um quadro 3D para senti-lo. Os alunos lançam mão de outras possibilidades sensitivas, como cheiro, audição e tato, para dar vazão a formas de interpretação subjetivas em torno da tela. A criatividade para alcançar isso depende de cada criador”, informa Moreto.
O professor destaca que o mais importante não é o produto final, mas o processo, que valoriza tanto acertos quanto erros. “Os próprios alunos chegam à conclusão de que aquilo que tinham pensado não vai dar certo e pensam em outra solução. O professor tem o papel de tutor e não entrega as respostas prontas”, destaca Moreto.
A Bottega Leonardo foi concebida como um espaço flexível, com mesas de correr e tablados que oferecem mobilidade. O local conta com TV e computadores para pesquisas na internet e acompanhamento de vídeos tutoriais.
PRODUÇÃO DE MÁSCARAS NA PANDEMIA
Uma prova da possibilidade de criação de soluções reais dentro da Bottega Leonardo foi vista em abril deste ano, no início da pandemia. Com o objetivo de proteger os profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci produziu máscaras de proteção individual, conhecidas como face shield, que foram doadas a hospitais do Estado.
Outra ação que aconteceu agora em novembro foi a entrega de mais 494 máscaras para o projeto Juntos Pela Mama, que é coordenado pela ex-aluna da escola e mastologista Danielle Chambô, e visa oferecer um tratamento mais humanizado para pacientes com câncer de mama. Os itens, sendo 408 do modelo adulto e 86 do infantil, foram destinados ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
De acordo com Danielle, as máscaras são fundamentais para a proteção dos cerca de 30 profissionais que formam a equipe multidisciplinar que atua no atendimento aos pacientes com câncer de mama do Hospital Santa Casa. “O tratamento do câncer não pode parar durante a pandemia, mas é importante que todos estejam protegidos. Por isso essa doação é tão importante”, finaliza.
CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI
www.davincivix.com.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tríade Comunicação
Denise Klein – (27) 99253-6191
[email protected]