Chegamos ao último dia do ano de 2021. A virada de ano e a chegada de 2022 trazem a promessa de dias melhores, sem a presença da pandemia de covid-19 e, como diz a tradicional música, “muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender”.
No Réveillon, muitas pessoas mantém tradições para atrair boas energias. Pular “sete ondinhas” é a mais conhecida, mas outras também existem, como os banhos de ervas.
Sibyla Rudana, cigana e magista de 52 anos, explica que esse tipo de ritual pode ser feito para limpar as energias após os tempos difíceis da pandemia.
“Neste mês a lua é minguante, indicando um período de encerramento. O povo cigano faz rituais para proteção e também para afastar os males da pandemia. Nossos rituais são feitos para tirar de ação tudo aquilo que não nos interessa ou é ruim”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Réveillon: comidas e simpatias para ter sorte e prosperidade em 2022
A primeira indicação da cigana é o “Banho do Cigano Velho“. Ela afirma que é um ritual muito forte, utilizado para descarregar energias negativas.
O banho deve ser feito no dia 31 de dezembro. Para realizá-lo, é necessário separar:
– Fumo de rolo
– Vinho tinto suave
– Sal grosso
O primeiro passo é ferver, em uma panela com água, o fumo de rolo, que pode ser encontrado em casas de artigos religiosos e tabacarias.
A quantidade de água, que deve ser potável de preferência, pode variar entre um e dois litros. Após a fervura, o líquido deve ser despejado em uma bacia comum.
Em seguida, um punhado de sal grosso deve ser acrescentado na mistura, e o terceiro passo é adicionar um copo de vinho tinto suave na bacia.
Sibyla destaca que a pessoa pode acrescentar mais água caso queira, mas que a mistura não deve ser despejada na cabeça.
Além disso, o banho deve ser feito com o corpo seco.
Depois do ritual, a pessoa deve tomar uma ducha. Em seguida, é necessário realizar outro banho com água de coco, que pode ser despejada na cabeça.
Após esse último passo, é permitido higienizar-se com um banho comum.
“A água de coco, além de ser muito boa para o cabelo, é considerada um líquido sagrado pelo povo cigano. É uma água que veio da terra e que ninguém colocou a mão”, explicou a magista.
LEIA TAMBÉM: Mega da Virada: é mais fácil ser atingido por um meteorito do que ganhar o prêmio
Banhos para atrair amor, dinheiro e saúde
Além do ritual de descarrego, Sibyla também indica banhos para atrair amor, emprego e saúde.
A cigana lembra que, durante o ritual, é necessário focar o pensamento no objetivo desejado.
Todos os banhos sugeridos devem ser feitos no dia que antecede o réveillon.
Eles devem ser preparados em uma bacia comum, contendo entre um e dois litros de água, e serem despejados da cabeça aos pés.
Banho para atrair amor e felicidade
– Uma maçã vermelha ralada
– Uma maçã verde ralada
– Água de rosas
“A maçã tem um poder muito forte de modificar a aura da pessoa. Muitos banhos de limpeza energética utilizam vinagre de maçã”, explicou a cigana.
Banho para atrair emprego e positividade financeira
– Chá com folhas de louro
– Cravo da índia
– Canela em pau
– Nós moscada ralada
Depois de ferver todos os ingredientes juntos, que podem ser comprados em um supermercado, é necessário coar a mistura.
Quem é proprietário de comércio pode despejar ou borrifar a mistura na porta do estabelecimento.
Banho para fortificar a saúde corporal
– Aroeira
– Eucalipto
Os ingredientes desse banho podem ser amassados ou fervidos, e podem ser encontrados em casas de artigos religiosos.
O sumo liberado pelas folhas deve ser colocado em uma bacia com água e utilizado no banho, que precisa ser despejado da cabeça aos pés.
A cigana fala que a Vila Rubim, região tradicional de comércios e feiras de Vitória, a maioria dos ingredientes podem ser encontrados.
Mesmo com todos os banhos, Sibyla destaca que não adianta fazer desejos para o universo e deixar de buscar o que foi pedido.
“Em magia só três coisas são possíveis: limpar, energizar e fortalecer. O resto é brinde de merecimento. Não adianta fazer banhos, promessas e não ter atitudes que corroborem para alcançar o objetivo. O universo espera empenho e gratidão, que é o passaporte para a felicidade”, afirmou.