
O coração é o músculo que move o corpo. Os cuidados com esse órgão fundamental para o desempenho do organismo por vezes são deixados de lado. O descuido acontece, em especial, pelo conhecido mal do século: o estresse.
O ritmo frenético da geração atual tem sido marcado por esse fator, mesclado a hábitos alimentares irregulares e pelo sedentarismo. Como consequência a população mundial apresenta a cada dia doenças coronarianas. A próxima segunda-feira (29) marca o Dia Mundial do Coração, data instituída no calendário da saúde, para reforçar a importância dos cuidados com essa peça fundamental para o ser humano.
A psicóloga da Medquimheo, Priscila Rodrigues Pereira, aponta como algumas das principais causas responsáveis para doenças provenientes do coração, as compulsões e desequilíbrios físicos e emocionais, assim como a baixa autoestima e dificuldade de olhar e cuidar de si.
“Como consequência do estresse e o cansaço rotineiro, as pessoas têm buscado inadequadamente se aliviarem, principalmente no desenfreado consumo de comida, bebida e cigarro. Tendo dificuldade com o equilíbrio e autocontrole nessas questões, é indicada a ajuda profissional para colaborar nesse processo de saúde mental e física”, comenta.
Entre os problemas relacionados ao coração mais frequentes na população brasileira estão: a angina, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, hipertensão arterial e sopro no coração.