O casamento é o sonho de muitas mulheres e também pode ser tornar um grande pesadelo, como ocorreu com sete noivas de Cachoeiro de Itapemirim, que ficaram sabendo, através de um áudio enviado pelo WhatsApp, que a empresa contratada para a realização e organização da festa estava falida, e a proprietária teria se mudado de cidade por não conseguir honrar os contratos em aberto.
O drama das noivas levantou o assunto e o debate, principalmente, nas redes sociais. Quando os noivos decidem se casar, eles devem levar em conta muitos fatores, que agregam o valor de um casamento: número de convidados, buffet, serviços de garçons, bolo, doces, bebidas, decoração, local, vestido, terno, entre outros.
Uma pesquisa realizada no ano passado, apontou que o valor de um casamento médio na região Sudeste, é de R$ 40 mil, para uma lista de 80 a 100 convidados. O valor assusta e, por isso, muitos noivos, que sonham com um casamento perfeito, procuram alternativas mais em conta. E o resultado pode não ser o esperado.
Cuidados com a organização
Segundo a party planner, Giovana Petri, alguns cuidados devem ser tomados pelas noivas ao contratar os serviços para o casamento. “Organizar um casamento envolve muitos fornecedores e inúmeras decisões a serem tomadas. O ideal é buscar a ajuda de um gestor de eventos no início das contratações, e não no final como muitos casais tem buscado erroneamente”, explica.
“O gestor pode trazer vários benefícios, inclusive, diminuir valores do evento. Esse gestor é uma pessoa qualificada para dar o suporte na escolha de outros profissionais, com indicação técnica, que visa o melhor custo-benefício para o cliente. Outra questão que vai ajudar nessa busca é ter resposta para alguns questionamentos, como exemplo: há quanto tempo esse fornecedor está no mercado de trabalho? Quantos eventos esse fornecedor já fez? É conhecido? É bem falado entre clientes e outros fornecedores?”, questiona.
Vai casar? Confira as dicas!
Giovana explica que para garantir a data dos melhores fornecedores, e primar a qualidade dos serviços prestados, o ideal é que as noivas estejam com os contratos fechados, pelo menos, seis meses antes do casamento. “O início da busca é, geralmente, um ano e meio a dois anos antes da data marcada”, continua.
Para evitar cair em golpes, a party planner dá algumas dicas. “A primeira é: cuidado com as promessas de serviços muito baratos. Não existe milagre. Trabalho bem feito tem custo e, obviamente, o barato pode sair caro. A segunda dica é contratar uma cerimonialista já estabelecida no mercado, que oferece uma infraestrutura necessária para executar o serviço de gestor de evento e, além disso, que conheça os bons fornecedores e com qualidade. E a última dica valiosa, que é simples: consulte o CNPJ ou CPF do prestador de serviço. Isso já dá uma noção de como está a saúde financeira da empresa”, finaliza.