Na próxima semana, o Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS) recebe a jornalista Adélia Borges, especializada em design e artesanato, para debater sobre o exercício da profissão com artesãos voluntários.
A palestra com o tema “Revitalização do Artesanato: Rumos e Riscos” será ministrada no Senac de Venda Nova do Imigrante, na quinta-feira (09), às 14 horas.
Durante o encontro, será abordado principalmente a aproximação entre o design e o artesanato, além de mapear e falar sobre as experiências mais relevantes dessa aproximação, apontando os méritos e riscos causados por ela.
De acordo com a curadora, a produção artesanal no Brasil é muito boa e a palestra será para mostrar quais são os caminhos mais interessantes para que seja feita a revitalização.
“Há até pouco tempo achava-se que o modo de produção industrial iria matar a o artesanato e não foi isso que ocorreu. Nos dias de hoje há uma valorização muito grande do objeto feito a mão. Eu tenho dado palestra em vários países e tenho visto que há um estado favorável para esse tipo de produto. Vou mostrar quais são os caminhos mais interessantes para essa revitalização e dar um panorama do Brasil, da América Latina e mostrar como esses países veem o renascimento no artesanato brasileiro”, explica.
Para o designer e presidente do Conselho Deliberativo do IJBS, Ronaldo Barbosa, a visita de Adélia visa agregar valor ao artesanato do local e mostrar que cada território tem suas peculiaridades.
“A Adélia se dedica a essa causa há muitos anos e é uma pessoa que acompanha todo o desenvolvimento do artesanato e design no Brasil. Ela entende que os dois são linhas muito próximas e acompanha esses trabalhos que estão sendo feitos em várias comunidades do território brasileiro, sabendo que cada um tem duas peculiaridades”, explica.
O presidente afirma ainda que a palestra reunirá voluntários dos 17 municípios atendidos pelo instituto e entre os assuntos abordados está a produção do terceiro setor ligada à identidade de cada região.
“Ela incentiva, promove, discute e conceitua toda a produção do terceiro setor e sempre está ligada às questões da identidade de cada região. Ela vem pra cá para mostrar o que está acontecendo em todo o Brasil, e é importante para o Instituto porque trabalhamos em 17 municípios e teremos voluntários de todos eles”, conclui,
O evento é fechado, portanto, participarão apenas os voluntários dos 17 municípios da área de abrangência do Instituto. As inscrições podem ser confirmadas pelo número (28) 3546-2867.