O Espírito Santo e outros 11 Estados poderão receber recursos para a reconstrução de áreas que sofreram danos por causa das fortes chuvas ocorridas desde dezembro do ano passado. No total, 150 municípios brasileiros devem ser atendidos.
O governo federal publicou nesta quinta-feira, 24, a Medida Provisória 1.102, que destina R$ 479,866 milhões do Orçamento a municípios que tiveram prejuízos.
A MP está publicada em edição extra do Diário Oficial da União e abre o crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento Regional para ações de proteção e defesa civil.
Em nota, o Ministério da Economia informou que o “recurso será destinado a obras de recuperação da infraestrutura atingida pelos eventos climáticos, como construção de pontes e de unidades habitacionais, e estabilização de encostas, entre outros, em Estados que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública”.
A Pasta informa ainda que, até agora, o ministério do Desenvolvimento Regional solicitou recursos para a reconstrução de áreas em 150 municípios de 11 Estados que poderão ser atendidos: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná e Rio de Janeiro.
A MP não traz o detalhamento do montante de recursos a ser destinado a cada Estado. Apenas abre o crédito extraordinário em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEOS | Temporal atinge Grande Vitória e ruas ficam debaixo d’água
>> Com Rio Doce acima da cota de inundação, Linhares registra maior volume de chuva no ES
>> Chuva em Alegre: 29 casas estão interditadas e 72 pessoas continuam desalojadas
>> VÍDEO | Temporal com chuva de granizo e ventos fortes causa estragos em Guarapari
>> Chuva forte derruba árvore e causa alagamentos em Aracruz
>> Cariacica foi o município capixaba com maior volume de chuva nas últimas 24 horas
*Com informações Estadão Conteúdo