
Quase mil raios atingiram o Espírito Santo durante a tempestade registrada na noite desta segunda-feira (05). A informação é do Climatempo. Segundo o levantamento, o número total de raios na região metropolitana foi de 920 raios entre às 18h e 22h desta segunda-feira.
Deste total, 524 raios foram do tipo nuvem solo, que incidem diretamente no solo e podem atingir pessoas.
Somente em Vitória, foram registrados 91 raios, sendo 55 nuvem solo.
Leia também:
– Previsão de chuvas intensas e tempestade de raios para esta terça-feira no ES
– Tempestade com raios e trovões assusta capixabas na noite desta segunda-feira
Mais de 180 descargas por hora
De acordo com o Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, a incidência de raios no Espírito Santo chegou a mais de 180 descargas por hora na noite desta segunda-feira (05).
Descargas nuvem-solo
As descargas nuvem solo, como próprio nome diz, têm sua origem na nuvem e seu caminho final no solo. São as mais comuns em nosso cotidiano e por esta razão as mais estudadas. Este tipo de descarga pode ser subdividido em duas modalidades dependentes da sua polaridade, os negativos e os positivos.
As descargas nuvem solo negativas equivalem a cerca de 90% das emissões de raios desta natureza, estes se originam no interior das nuvens que são carregadas negativamente e são descarregadas no solo.
As descargas nuvem solo positivas são mais raras mais não improváveis, ela se da normalmente no tipo de nuvens chamadas de cúmulo-nimbo, que são nuvens de formato achatados e planos. Apesar de serem raras as descargas positivas se caracterizam por serem mais destrutivas do que as negativas podendo o pico de corrente chagar a marca dos 200kA enquanto que em descargas negativas a corrente de descarga inicial e tipicamente de 30kA.