Geral

Espírito Santo possui a segunda menor taxa de mortalidade infantil do país

Segundo um estudo do IBGE, a cada 10 mil crianças nascidas no Estado, 107 morrem, número maior, apenas, do que em Santa Catarina, região sul do país

Estado é segundo melhor colocado no Brasil quanto a taxa de mortalidade infantil Foto: Divulgação

O Espírito Santo possui a segunda menor taxa de mortalidade infantil entre os estados brasileiros. É o que revela a sexta edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) Brasil 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, a cada 10 mil crianças nascidas no Estado, 107 morrem, número maior, apenas, do que em Santa Catarina.

No entanto, a baixa quantidade de mortes não se repete quando se fala em trânsito. O coeficiente de mortalidade por acidentes de transporte no ES em 2011 foi de 32,0 por 100 milhões de habitantes, o mais alto da Região Sudeste e sétimo maior do Brasil. 

Os dados do IDS 2015 apontaram avanços na maior parte dos 21 indicadores da dimensão social, que avaliam a satisfação das necessidades humanas, melhoria da qualidade de vida e justiça social. Os indicadores se relacionam a temas como demografia, emprego, saúde, educação e violência. 

Mesmo apresentando tendência de declínio, o número de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado no Espírito Santo ainda é o mais alto da Região Sudeste. Em 2013, ocorreram 167,9 casos por 100 mil habitantes no ES, contra 123,3 em Minas Gerais; 61,5 no Rio de Janeiro e 55,5 em São Paulo.