Geral

Espírito Santo realizará intercâmbio cultural com região do Vêneto na Itália

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (25) durante a Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomacc), que acontece em Verona

Foto: Divulgação/Governo ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o presidente da região do Vêneto, no Norte da Itália, Luca Zaia, acertaram a confecção de um Memorando de Cooperação cultural, empresarial e científico entre os dois estados. 

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (25) durante a Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomacc), que acontece em Verona, no Vêneto. O Consulado Brasileiro na Itália deve mediar a produção desse acordo.

Casagrande ressaltou a importância da parceria entre os estados. “A região do Vêneto é uma das regiões mais organizadas da Itália com boa gestão fiscal e financeira, o que condiz com a realidade do nosso estado. Acho muito importante esse termo de cooperação”, afirmou o governador, que recebeu de presente uma bandeira do Vêneto, considerada uma das mais antigas do mundo – com 1100 anos de história.

O presidente do Vêneto, ressaltou a ligação entre as duas regiões e aproveitou para agradecer a visita do chefe do Poder Executivo capixaba. “Muitas coisas nos ligam ao Brasil e ao Espírito Santo. Casagrande, inclusive, é um sobrenome da minha cidade. Essa região é uma das primeiras em produção industrial e conta com 600 mil empresas. Temos muitos vênetos fora da região e temos muito orgulho em saber que os descendentes ocupam cargos importantes em seus países, como é o caso do governador Casagrande. Temos maior prazer em estreitar os laços comerciais com o Espírito Santo. De nossa parte as portas sempre estão abertas”, disse Luca Zaia.