A carga de 50 respiradores que estava sendo aguardada pelo Espírito Santo para atender os pacientes com o Novo Coronavírus já está em poder da Secretaria de Saúde (Sesa). A informação foi dada na manhã desta segunda-feira pelo governador Renato Casagrande.
“Estamos intensificando o trabalho para adquirimos outros aparelhos para equipar os 300 leitos de UTI que estamos preparando para pacientes do #Coronavírus. Bom dia!”, postou o governador, que também publicou um vídeo da chegada do carregamento no depósito da Sesa.
O estado já tem 71 casos confirmados da Covid-19 (e mais um de um paciente que é do Rio de Janeiro), segundo o mais recente boletim divulgado pela Sesa, neste domingo (29).
No último dia 20, o governador afirmou, em entrevista coletiva, que estava em processo de compra de 150 respiradores mecânicos, para atender aos casos mais graves de pacientes com Covid-19.
“Quando você tem uma situação de enfermidade que não seja o Coronavírus, é um respirador para cada leito de UTI. Para o Coronavírus, é um respirador para cada leito de UTI”, ressaltou na ocasião, em entrevista coletiva.
Veja o post do governador
Procurada para detalhar o uso desse material, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comunicou que 30 dos 50 respiradores vão operar no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, 10 no Hospital Estadual Dório Silva e 10 no Hospital Estadual Central.
“Cada aparelho custa, em média, R$ 57 mil. Outros 59 respiradores adquiridos pelo Hospital Jayme (garantido por ordem judicial) serão entregues nos próximos dias”, informou a secretaria, em nota enviada por sua assessoria de comunicação.
A Sesa explicou que cada leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conta com um equipamento de ventilação mecânica. Até o momento, a rede hospitalar tem com 60 leitos de UTI exclusivamente para o atendimento imediato de pacientes graves do novo coronavírus.
“A previsão é que sejam disponibilizados mais de 300 novos leitos de UTI nos próximos meses. Por isso, a secretaria está com outros processos de compra de respiradores em andamento.”